10 Exercícios para melhorar sua força de vontade e autodisciplina

A força de vontade e autodisciplina são traços comportamentais que exigem esforço e dedicação para serem desenvolvidos. Ninguém nasce disciplinado, nós aprendemos com os nossos pais, na escola e com a prática diária, nas ações simples do dia a dia.

Esses são alguns dos exercícios que contribuem para nos tornarmos mais disciplinados e com força de vontade para realizar aquilo que queremos:

1 – Se você estiver sentado em algum local, no ônibus, no metrô ou em uma sala de espera, se algum idoso ou grávida estiver em pé, levante-se e ofereça-lhe o seu lugar, mesmo que prefira ficar sentado. Esse não é apenas um ato educado, é algo que exige esforço próprio pois causa incômodo. Assim, você treinará a capacidade de superar a resistência do seu corpo, da mente e dos seus sentimentos.

2 – Existem pratos por lavar e você decide adiar e lavá-los mais tarde. Levante-se e lave-os na hora, não deixe que a preguiça o vença. Desse modo, desenvolverá a sua força de vontade e será mais fácil para fazer o que tem de ser feito.

3 – Você chega em casa cansado do trabalho e senta-se para assistir TV ou começa a mexer no celular, protelando o banho que deve ser tomado, a alimentação e os exercícios físicos. Não caia nessa tentação e esforce-se para agir, deixando a preguiça de lado.

4 – O seu corpo necessita de exercícios físicos no mínimo três vezes por semana, não ceda ao desânimo ou à desculpa da falta de tempo e tente se organizar para praticar atividades físicas regularmente. Com o tempo, você terá gosto pela coisa e isso se tornará um hábito.

5 – Você gosta do seu café com açúcar? Então, durante uma semana inteira decida beber reduzindo o açúcar pela metade. Você gosta de beber três cafés ou mais por dia? Tente também reduzir pela metade.

6 – Às vezes, quando você tem impulso de dizer algo que não é importante ou que vai magoar alguém, decida não dizê-lo.

7 – Todos temos tendência para ler notícias sensacionalistas ou assuntos supérfluos e que não levam a nada e nem trazer conhecimento algum, evite ler coisas sem importância e procure leituras mais interessantes.

8 – Você tem um desejo de comer algo não muito saudável, recuse-se e decida não ceder ao desejo.

9 – Se você se pegar pensando em coisas sem importância, desnecessárias, negativas, tente não dar atenção, pensando em coisas boas e saudáveis. Pense em maneiras de ajudar o próximo.

10 – Seja mais forte que a preguiça. Convença-se da importância do que você quer fazer, convencendo a sua mente você ganha força interior quando decide fazer as coisas, e mesmo que a preguiça, a relutância ou a resistência interna apareçam, você conseguirá espantá-las.

Essas tarefas podem lhe parecer banais ou simples demais, e são! Ou seja, não é difícil se tornar uma pessoa disciplinada, basta agir nas pequenas tarefas, ser persistente e motivar-se para realizar as tarefas que quiser fazer.

Bom fortalecimento!

Artigo extraído e adaptado do site Escola Psicologia.

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