10 hábitos que você precisa abandonar se quiser ser produtivo

 Quando somos produtivos, conseguimos realizar um monte de tarefas com eficiência e, consequentemente, temos melhores resultados. Entretanto, existem alguns hábitos ruins que matam a nossa produtividade sem nem percebermos. Por isso, se quiser melhorar sua produtividade, terá que abandonar estes 10 maus hábitos:
  1. Assistir televisão antes de dormir

Depois de um longo e cansativo dia de trabalho, todos tendem a se sentar na frente da TV e ficar passando pelos canais até encontrar algum programa interessante e deixar nele. Depois, vão para o quarto e continuam assistindo TV. Muitas pessoas pensam que isso as relaxa. No entanto, isso apenas as deixa ainda mais cansadas. Às vezes, você nem sequer percebe quanto tempo passou enquanto assistia aos programas da TV e acaba adormecendo tarde da noite.

Se quiser ser mais produtivo, retire a TV do seu quarto e logo notará seu sono melhorar e mais, e ainda se sentirá mais disposto ao acordar. Além disso, sentir-se disposto pela manhã certamente aumentará sua produtividade no trabalho.

Em vez de assistir a programas de TV, use o tempo antes de dormir para avaliar o seu dia e ter uma conversa íntima com seu parceiro ou parceira. Você também pode buscar o auto-aperfeiçoamento, inscrevendo-se em um curso à distância, no qual você poderá se desenvolver e aprender a se tornar mais produtivo e eficiente na sua área de conhecimento. Ou melhor, desligue a TV e invista na sua educação e na socialização em casa.

  1. Passar muito tempo nas redes sociais

 As redes sociais são ótimas para manter contato com familiares e amigos. No entanto, ao conversar, postar, compartilhar e ver várias fotos engraçadas, perdemos a noção do tempo e desperdiçamos horas navegando pelas páginas. Geralmente, antes de adormecer, decidimos checar se há algo novo nas redes sociais e acabamos dormindo muito tarde. Logo, nos sentimos cansados pela manhã e incapazes de fazer qualquer coisa que exija foco e trabalho duro. Além disso, durante o trabalho, somos interrompidos o tempo todo pelas notificações de alguém que publicou algo ou comentou na nossa atualização de status. Decidimos então checamos a notificação em vez de trabalhar e acabamos nos perdendo no mundo das redes sociais. Em outras palavras, nos tornamos menos focados no trabalho e menos produtivos.

Para ser mais produtivo, desligue as notificações e não acesse as redes sociais no trabalho. Em vez disso, em seu tempo livre você pode criar um blog e escapar da rotina diária, ao mesmo tempo em que oferece entretenimento e informações aos outros, e ainda assim estaria compartilhando e publicando fotos.

  1. Não praticar atividade física

As pessoas negligenciam a atividade física por falta de tempo. Mas, venhamos e convenhamos, todos nós temos 20 minutos por dia para nos exercitar. Antes de ir ao trabalho ou quando voltar, podemos fazer uma caminhada ou correr por 20 minutos. Pode não ser muito, mas seu corpo e mente definitivamente se beneficiarão. Se não há lugar para caminhar na sua vizinhança, você pode fazer exercícios simples na sua sala de estar. Se você tiver mais tempo, pode fazer aula de ioga, que ajuda não só o corpo, mas também a mente, aumentando o foco e a produtividade. Ao se exercitar corretamente, suas dores nas costas causadas pelo estresse e por ficar sentado o dia todo terão uma melhora significativa. Você definitivamente se sentirá melhor e mais saudável, consequentemente, mais produtivo.

  1. Ser multitarefa

 Todo mundo que consegue fazer várias tarefas ao mesmo tempo enche a boca para dizer que tem essa habilidade, alguns até consideram isso uma característica necessária às pessoas bem-sucedidas. No entanto, isso não é uma virtude e pode estar lentamente destruindo sua produtividade. Quando você tenta realizar várias tarefas ao mesmo tempo, você pode até estar concentrado e focado, mas isso não significa que você esteja focado em cada tarefa da mesma maneira. Além disso, nem todas as tarefas serão concluídas dentro do prazo e os resultados não serão tão bons.

Estar totalmente concentrado em uma tarefa de cada vez certamente lhe trará melhores resultados, porque você poderá realizá-las sem distrações. Se você estiver acostumado a fazer muitas tarefas ao mesmo tempo, tente organizar-se e fazer uma por vez, e depois comparar os resultados. Você pode se surpreender.

  1. Buscar a perfeição

Uma pessoa dedicada ao trabalho está sempre em busca da perfeição. No entanto, algumas pessoas nunca estão satisfeitas com o próprio trabalho, o que as deixa com a sensação de trabalho inacabado e muito estresse. Ao buscar a perfeição, você acaba analisando demais as coisas e se concentrando nos pequenos detalhes. Ser observador e focado nos detalhes é uma virtude, mas se você ficar prestando atenção nos mínimos detalhes, você perderá muito tempo em partes não tão importantes e, com isso, sua produtividade diminuirá e você se sentirá exausto. Esforce-se na tarefa e observe os detalhes, mas tome cuidado para não perder tempo, talento e esforço em coisas que não afetam o resultado da tarefa.

  1. Não tomar as rédeas da situação

A espontaneidade deve estar presente em nossas vidas e nem tudo deve ser previsível. Mas quando se trata de gestão do trabalho, devemos organizar nosso tempo bem. Quando você deixa as coisas acontecerem por si mesmas, o trabalho só aumenta e as tarefas se sobrepõem umas às outras. A falta de rotina leva à diminuição da produtividade, o que geralmente resulta em desordem. Aprenda a organizar seu tempo e fazer um bom plano de trabalho para melhorar a produtividade e, consequentemente, as chances de sucesso. Além disso, a chave para o sucesso e produtividade é determinar os objetivos de curto e longo prazo.

  1. Tentar ser produtivo o tempo todo

É impossível ser produtivo e focado o tempo todo. Os momentos em que alguém é produtivo dependem de cada um. Algumas pessoas são produtivas pela manhã, outras à tarde e algumas são corujas noturnas. Descubra o período em que você é mais produtivo e organize sua agenda deixando os trabalhos mais complicados para o período mais produtivo do seu dia.

  1. Fazer tudo sozinho

Muitas pessoas pensam que podem economizar muito fazendo tudo sozinhas, enganam-se. Elas estão perdendo tempo e dinheiro: em vez de trabalhar em tarefas complexas, elas se perdem fazendo coisas sem importância. Tarefas mais simples devem ser terceirizadas, uma vez que elas exigem menos esforços. Os serviços terceirizados se pagarão e você poderá completar as tarefas importantes satisfatoriamente e no prazo.

  1. Dar-se mais tempo para terminar algumas tarefas

Como todos queremos realizar as tarefas com êxito, tendemos a adiar a conclusão, porque precisamos de mais tempo para pensar sobre como obter os melhores resultados. Isso sempre leva à procrastinação, o que leva à diminuição da produtividade. Se quiser ser produtivo, você deve confiar em seus instintos, talentos e conhecimento e não questionar o seu sucesso. Não deixe sua vontade de alcançar os melhores resultados possíveis destruir você.

  1. Ser negativo e estressado o tempo todo

Aprenda a lidar com as situações estressantes, caso contrário elas afetarão negativamente sua saúde, humor e produtividade. Os sentimentos negativos evocam a falta de vontade para executar certas tarefas e você acaba realizando-as incorretamente. A receita é simples – apenas seja feliz. Evite situações estressantes e, caso apareçam, saiba como lidar com elas. Encontre uma maneira de se livrar das emoções negativas e do estresse e ganhar energia positiva. Quando você está feliz, você consegue fazer tudo com pouco esforço e se sente menos exausto depois de cada tarefa. Por trás de cada trabalho bem feito está a felicidade e uma atitude positiva.

Artigo traduzido e adaptado do site Lifehack.org.

_____________________________

Gostou? Compartilhe:

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:

 

 

Conteúdo relacionado:
5 sinais de que você foi feito para empreender pelo mundo
carregar_23_4_2017_às_16_20_58
Dicas para lidar melhor com as criticas

carregar_23_4_2017_às_16_16_45