14 hábitos para evitar no dia a dia

Nossos hábitos podem fazer uma grande diferença na vida pessoal e profissional. Frances Bridges, colunista da Forbes, publicou em seu espaço uma lista de 14 hábitos comuns que as pessoas devem evitar para melhorar o desempenho profissional. Segundo Frances, que costuma dar dicas sobre carreira, especialmente para jovens mulheres, esses maus hábitos podem ser convenientes no curto prazo, porém bastante prejudiciais quando analisado em uma perspectiva de tempo maior. “Hábitos são a fundação de quem somos como pessoas e como profissionais. Somos o produto de nossos hábitos diários, e escolhemos todos os dias se queremos melhorar, manter a excelência ou contribuir para nosso próprio descontentamento”, escreve.

Confira o que Frances sugere evitar para se atingir melhores resultados na carreira e, consequentemente, mais satisfação na esfera pessoal.

1. Levar para o lado pessoal
É cansativo quando se atribui qualquer interação com as pessoas como sendo aquilo que eles sentem em relação a você pessoalmente. E geralmente isso não é realidade. Não tomar como pessoais as coisas relacionadas ao trabalho pode poupar muito do estresse no mundo corporativo e aborrecimentos desnecessários.

2. Ficar preso ao passado
O passado é o que é, diz Frances. Não há utilidade nenhuma em guardar mágoas e rancores. A única pessoa impactada por esse tipo de atitude é você mesmo.

3. Sempre checar e-mails e redes sociais
Se alguém precisar esperar cerca de duas horas pela resposta de um e-mail, a pessoa que espere. O mundo não vai acabar, relaxe.

4. Se preocupar constantemente
Preocupações não resolvem problemas. Se o motivo da preocupação é algo que está fora do seu alcance, então não há razão em se preocupar. Se você realmente puder fazer algo a respeito, pare de se preocupar e parta para a ação. Preocupações são uma perda de energia; foque naquilo que você pode controlar.

5. Negatividade
Se você é negativo, você não é parte da solução, é parte do problema. Você não está apenas sugando a sua energia, mas a de seus colegas, do seu local de trabalho, de seus amigos e sua família. Não é produtivo, então tente focar na positividade.

6. Dormir muito
Dormir muito não melhora sua energia, não cria energia de reserva e muito menos faz com que você fique mais atento quando acorda. Na verdade, tem o efeito contrário: dormir muito nos deixa letárgicos. Dito isto, garanta o tempo suficiente de sono, entre 7 e 8 horas por noite, como uma grande contribuição para sua saúde e vitalidade.

7. Dieta inadequada
Se você está consumindo muito açúcar, carboidratos e gordura trans, está se prejudicando. Seja cuidadoso com aquilo que você come. Coma aquilo que te dá energia, como verduras e legumes, proteínas, e gorduras saudáveis, e não comidas que tiram a sua energia.

8. Reclamar
Ao reclamar, você não está apenas projetando negatividade, está incomodando as pessoas que trabalham no seu lado. Ninguém quer estar perto de uma pessoa que reclama de tudo. Não seja parte do problema, seja parte da solução. Faça algo produtivo ao invés de reclamar.

9. Não dar continuidade
Prometer algo a um amigo, ao colega de trabalho ou ao seu chefe e não entregar, gera mais estresse, ansiedade e trabalho para você mesmo e diminui sua autoestima. Faça o que você disse que iria fazer, quando você disse que faria e você terá mais energia e autoestima.

10. Ser coadjuvante
Ser um coadjuvante de sua vida e carreira faz com que você se sinta desconectado de sua própria vida. Tome o controle e assuma o protagonismo. Ninguém vai se preocupar mais com sua vida e carreira do que você mesmo, então, se você está infeliz, tome o controle e mude sua vida.

11. Pensar muito
Uma vez que tenha analisado algum tema e tomado uma decisão a respeito, procure mantê-la. Pensar muito é geralmente improdutivo e apenas gera estresse desnecessário. Elabore quais os riscos de uma determinada decisão, faça o que você pode fazer para minimizá-los e então siga em frente. Pensar demais não gera um resultado melhor, apenas suga sua energia enquanto você toma uma decisão difícil.

12. Fofocar
Levantar discussões sobre outras pessoas e ‘criar dramas’ não ajuda em nada a avançar na carreira ou a construir relações com seus colegas de trabalho e amigos. É desperdiçar energia em algo que geralmente não tem nada a ver com você e não é da sua conta. Não gaste energia falando sobre outras pessoas ou tentando fazer a vida delas mais difícil. Coloque essa energia em cuidados com você mesmo e com melhorias pessoais.

13. Relações tóxicas
Assim como não reclamar, não fofocar e não criar dramas, você também não deve se envolver com pessoas tóxicas. Se elas falam mal de outras pessoas, elas podem estar falando mal de você para os outros também. Cerque-se de pessoas que são positivas e que dedicam suas energias para sua própria excelência e melhoram aqueles que estão ao redor.

14. Tentar agradar aos outros constantemente
Você nunca agradará todo mundo, então é melhor tentar agradar a si mesmo. Você está feliz e orgulhoso de quem é? É tudo o que importa. Se alguém não gostar de você quando você está em sua melhor forma, este não é um problema seu, e sim deles.

E então, se identificou com algum desses hábitos? Agora é tentar colocar em prática e melhorar a sua rotina no trabalho.

 

Artigo extraído e adaptado de Época Negócios

 

_____________________________

Gostou? Compartilhe:

 

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:

 

 

Conteúdo relacionado:

Como fazer um planejamento pessoal eficiente