6 técnicas incríveis para acabar com o estresse

Sabe quando a cabeça fica tão cheia de preocupações que a vida acaba se tornando mais pesada? Nessas horas, a impressão que se tem é de que há um enorme fardo sobre os ombros, não é mesmo? Pois isso pode causar problemas mais sérios, como a tensão, a fadiga e o famoso estresse.

É realmente difícil manter a mente e a vida leves em meio a um trânsito sempre caótico, ao excesso de compromissos, às cobranças profissionais e aos inúmeros desafios diários, não concorda? Mas a boa notícia é que, apenas adotando algumas medidas bem simples, é possível, sim, esvaziar a mente, relaxar e aliviar as tensões.

Quer saber como? Então confira agora mesmo algumas técnicas incríveis para tirar todo esse peso desnecessário das suas costas:

Coloque suas preocupações no papel

Crie o hábito de anotar suas preocupações e seus compromissos em cadernos e agendas, evitando, assim, possíveis distrações e ajudando na desaceleração do cérebro. Ao fazer essas anotações, a mente entende que seus afazeres já estão guardados e não precisam, necessariamente, ser resolvidos agora. Vale ressaltar que essa medida também é muito útil para combater a insônia, viu?

Olhe para o alto e faça uma contagem regressiva

Se está precisando relaxar e esvaziar a mente, olhe para cima e faça uma lenta contagem regressiva, de preferência a partir do número 60. Essa técnica vai acalmar seus nervos, controlar sua ansiedade e, de bônus, aumentar sua concentração. Isso tudo porque, ao olhar para cima, seu sistema nervoso será estimulado, sua pressão arterial e o ritmo da sua respiração diminuirão, provocando, assim, uma clara sensação de relaxamento.

Controle o ritmo de sua respiração

A mente cheia de ansiedades e preocupações aumenta significativamente o ritmo cardíaco, especialmente porque o coração possui muitas terminações nervosas que reagem aos estímulos cerebrais. Por isso, para manter a cabeça e o coração na mais perfeita ordem, ao se encontrar diante de situações de estresse, procure controlar sua respiração, inspirando profundamente com o nariz e segurando o ar por alguns segundos antes de soltá-lo. Repita o processo, até se sentir mais calmo, leve, relaxado e com o ritmo cardíaco menos acelerado.

Pare por um minutinho para se alongar

Mesmo que sua agenda esteja lotada de compromissos, encontre tempo para se alongar. Quando se está ansioso e tenso, os músculos se contraem involuntariamente, o que gera bastante desconforto físico. Por isso não é nada raro que se sofra com dores nas costas, nas pernas, no pescoço e nos ombros por conta do estresse, da tensão e da ansiedade. Para minimizar esses efeitos, faça pequenas sessões de alongamento durante o dia.

Leia por prazer

A leitura é um hábito muito saudável, pois, além de ser fonte de conhecimento e de entretenimento, promove o relaxamento e torna a vida mais leve. Assim, quando sua mente estiver cheia de preocupações, procure ler gibis, poemas, notícias curtas ou qualquer outro conteúdo de sua preferência. Isso vai ajudar a aliviar as tensões. Mas atenção: é importante que essa leitura seja feita por prazer e não por obrigação, ok? Caso contrário, a ansiedade e o estresse podem voltar ainda mais intensos!

Procure se alimentar adequadamente

Você sabia que, nos momentos de extrema ansiedade, um lanchinho saudável pode ajudar? Afinal de contas, a mastigação promove o relaxamento dos músculos do pescoço e contribui para a eliminação do estresse e da ansiedade. Sendo assim, carregue sempre alguma comidinha com você, como uma fruta ou oleaginosas, que contêm vitamina C e selênio, substâncias que melhoram — e muito! — o funcionamento do sistema nervoso, combatendo as tensões do dia a dia.

Artigo extraído e adaptado de sbie.

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