7 dicas para começar uma vida mais saudável

Dar o primeiro passo em direção à qualidade de vida e a uma rotina mais saudável é difícil, dispende muita energia e, por isso, tendemos a procrastinar.

Isso vale para qualquer mudança que queira fazer, desde diminuir o cafezinho, ler mais, implantar atividades físicas à mudança de emprego ou de relacionamento.

Quanto mais tempo você estiver fazendo algo da mesma maneira, mais difícil será mudar!

Diante dessa realidade, torna-se essencial cercarmo-nos de bons profissionais.

Para motivar você a buscar essas mudanças para a sua saúde mental e física, convidei a nutricionista Milena Lopes para elaborar algumas dicas poderosas.

“Sabemos que nunca é tarde demais para tornar nossa vida mais saudável e isso provoca melhorias nos mais diversos aspectos do nosso dia a dia, como:

  • melhoria do humor,
  • disposição,
  • bem-estar
  • autoestima, além de
  • influenciar a família toda e amigos em volta.

A expectativa e a qualidade de vida aumentam ao nos tornarmos mais saudáveis, porque nossas funções corporais são otimizadas e o risco de várias doenças diminui de forma considerável.

Ser saudável é um hábito de vida, mas pode ser um grande desafio para aquelas pessoas com a vida corrida, que possuem pouco tempo para si e sem motivação para isso.

Mas é extremamente importante COMEÇAR!!

Não precisamos mudar todos os nossos hábitos, mas se melhorarmos aos poucos, com pequenas alterações, já teremos uma grande diferença a longo prazo para a saúde.

Vamos lá para as 7 dicas de como começar uma vida mais saudável??

1 – Beba mais água. 

O ideal é que seja ingerido em torno de 8 a 10 copos por dia. Então, se você bebe menos que isso, é necessário aumentar a quantidade.

Nosso corpo é constituído em média por 50% de água!! Isso já justifica a importância de bebermos bastante esse precioso líquido e renovar todas as funções que ele tem no organismo.

2 – Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes.

Os vegetais são grandes fontes de vitaminas e minerais na alimentação, portanto precisamos de, no mínimo, 5 porções deles por dia. Varie as cores e tipos, assim obterá a maioria dos nutrientes!

3 – Tente se exercitar!! 

Se não possui tempo suficiente no seu dia, comece praticando algum exercício rápido por pelo menos 15 minutos, como subir e descer escadas, pular corda, fazer abdominais e polichinelos.

Aumente gradativamente a rotina dos exercícios, de duas vezes na semana para cinco vezes na semana (quando forem somente 15 minutos).

Caso consiga organizar seu tempo e implementar um esporte ou academia, seria ótimo!!

4 – Congele!!

Quando tiver um tempo para preparar sua refeição, faça maior quantidade e congele em potes menores. Assim, nos dias em que não cozinhar, somente descongele a comida pronta, evitando a necessidade de comprar refeições de fora de casa e que não sejam saudáveis.

5 – Reduza os industrializados.

Sempre que possível, prefira vegetais ou produtos que foram feitos em casa. Vamos tentar seguir a famosa frase “Desembale menos, descasque mais“!

6 – Evite as frituras, alimentos gordurosos e fast-foods.

O ideal é que estes não sejam consumidos, mas se não der para abrir mão, tente diminuir sua frequência no cardápio.

Note que aqui falamos de qualquer fritura, carnes gordurosas, pizzas, sobremesas gordurosas, lanches de restaurantes fast-food, etc.

7 – Prefira sucos, água e bebidas naturais.

As bebidas prontas, como sucos industrializados e refrigerantes, possuem alto teor de açúcar e de substâncias químicas, que não fazem bem ao organismo, mesmo as bebidas light ou diet.

Pronto, dê um passo de cada vez. Ao começar a seguir qualquer dica destas, já estará melhorando sua saúde.”

E aí, ficou mais fácil?

Espero que tenha gostado das super dicas da nossa nutricionista. Ela também dá muitas orientações no seu Instagram @nutri.milenalopes

Você poderá fazer contado com ela, se desejar:

Nutricionista Milena Lopes

@nutri.milenalopes

[email protected]

(11) 98732-1788

Wayne Valim

Especialista em Comportamento, Inteligência Emocional e Liderança Feminina

 

 

_______________________

Gostou? Compartilhe:

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:

 

 

Conteúdo Relacionado