7 passos para desvendar o seu propósito de vida

O propósito, como definição, é aquilo que se pretende alcançar ou realizar.
Então, você já parou para pensar qual o seu propósito de vida?
O que você faz hoje está te levando para o resultado que você quer alcançar?

O nosso propósito está conectado aos nossos valores, com a nossa forma de pensar, agir, que define quem somos e a forma como enxergamos o mundo. Por isso, antes de definir o seu propósito, é preciso compreender quais são os valores que guiam a sua vida.

Muitas pessoas levam sua vida sem compreender ao certo quais são os seus valores e qual o seu papel no mundo, e isso é o que provoca aquele sentimento vazio, que aquilo que se faz todos os dias não tem sentido algum.

Por isso, entender essa relação entre valores e propósito é fundamental. E o caminho para encontrar-se diante de um universo de possibilidades está em fazer as perguntas certas e encontrar as respostas certas para realmente conseguir entender, sentir e viver o que realmente importa.

Muitas pessoas lutam para encontrar o que realmente é sua verdadeira paixão ou propósito na vida. O problema é que eles passam tanto tempo se preocupando com isso, que se esquecem de tomar uma ação! Esquecem-se de dar o próximo passo.

Por isso, quero te ajudar com essas 7 passos para encontrar o seu propósito e colocar muito mais sentido e felicidade à sua vida.

Passo 1: Seja claro sobre por que você quer encontrar o seu propósito.

Faça uma lista de todas as razões de por que você quer encontrar o seu propósito na vida. Isto lhe dará um bom ponto de partida, e lembrar disso vai mantê-lo na linha, focado no seu propósito.

Quando se sentir desmotivado, desistindo do objetivo, volte a consultar essa lista, isso o manterá motivado.

Aqui não é momento para julgar. Escreva seus motivos em sua lista. E, seja verdadeiro com você mesmo.

Passo 2: Faça uma lista do que gostaria de fazer.

Se você fosse financeiramente independente, o que estaria fazendo agora? Anote todas as coisas que fazem você se sentir animado, empolgado.
Faça uma lista com todas as possibilidades que conseguir imaginar. Reserve um tempo para fazer essa lista.
Coloque todas as coisas que você se sente atraído a fazer no seu dia a dia.

Descreva como seria o seu dia de trabalho ideal.
Como seria este dia?
O que o deixaria feliz durante este dia?

Passo 3: Descubra algo em que você é bom.

Preste atenção ao que os outros dizem que você é bom, muitas vezes isso poderia revelar uma habilidade especial que você não sabia que tinha. Essa habilidade que se destaca sobre todas as outras pode ser uma nova oportunidade e até mesmo um novo negócio.

Você pode montar um negócio rentável em torno do seu propósito na vida. De posse de sua habilidade destacada, descubra o que realmente importa para você.

Nesse momento, eu gostaria de lembrar que você pode e deve ser um pouco egoísta e pensar exclusivamente em você.

Passo 4: Descubra o que é mais importante para você.

No passo anterior você foi incentivado a fazer uma lista de suas habilidades para descobrir o que é importante para você. Afinal, viver uma vida com propósito significa viver uma vida focada em coisas que importam para você.

Mas você sabe quais são as coisas importantes para você?

Mais uma vez, faça uma lista dessas coisas, em uma escala de prioridade para as mais importantes.

Você ficará surpreso ao descobrir que elas raramente são coisas materiais.

Passo 5: Use todos os seus dons.

Quem disse que só há um propósito na vida?

Muitas vezes, temos mais que uma habilidade pela a qual somos lembrados. Se você ignora suas habilidades você pode se fechar para muitas outras possibilidades.

Não se limite a fazer apenas uma coisa. Explore as suas habilidades, amplie e multiplique suas oportunidades!

Foque na habilidade que descobrir ser a mais forte e amplie para as demais. Isso pode impulsionar a sua carreira e até mesmo a sua diversão.

Viva o seu propósito, mas viva sua vida com leveza. A vida não tem que ser um sacrifício.

Uma habilidade forte sua pode ser uma característica que o leve a se divertir.

Passo 6: Saia da sua zona de conforto.

Muitas vezes, fazemos tudo, exceto o que é melhor para nós. Nós procrastinamos, passamos oportunidades, nós colocamos em risco a nossa saúde, e por quê?

Porque nós não gostamos de sentir dor. Porque nós não gostamos do desconforto. Ou, o que é pior, preferimos sentir desconforto do que enfrentar nossos medos.

Mas adivinhe? Quando você enfrenta os seus medos e sai de sua zona de conforto, é quando você, finalmente, encontra a liberdade e a felicidade.

Você deve sempre expandir a sua mente e suas habilidades. Dê sempre um passo adiante. Trace sempre novas metas que o desafie.

Viver verdadeiramente o seu propósito vai exigir coragem para sair da sua zona de conforto. Mas você não terá realização plena fazendo apenas aquilo que já está acostumado.

Passo 7: Tire um tempo para refletir.

Separe alguns minutos do seu dia para estar calmamente em silêncio e refletir sobre o que te faz feliz, o que você quer fazer com sua vida e qual impacto você quer causar neste mundo.

Você vai descobrir que as respostas serão reveladas a você.

Vá em frente! Dê o primeiro passo, busque o seu verdadeiro propósito e comece a viver de verdade.

E lembre-se: somos os responsáveis pela nossa felicidade, por nosso crescimento, evolução e sucesso pessoal e profissional. São nossas ações e a nossa forma de pensar que guiam os nossos resultados, por isso, não é justo viver uma vida sem sentido em meio a tantas possibilidades. Essa é a diferença entre viver com e sem propósito.

Espero que você se sinta inspirado para fazer algo diferente, maior ou melhor do que tem feito até aqui.

Extraído e adaptado de vivercomprosperidade

_____________________________

Gostou? Compartilhe:

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:
Conteúdo relacionado:
8 hábitos diários para aumentar sua inteligência emocional

Conteúdo Relacionado