8 Dicas de Livros Para Presente do Amigo Secreto

Chegamos ao fim de mais um ano e, como já é tradição, chega também o momento de confraternizações. São inúmeras as reuniões de amigos, colegas de trabalho, família e estas costumam sempre vir acompanhadas do famoso amigo secreto, para alegrias de uns e verdadeiro desespero de outros. Afinal, se você é sorteado com uma pessoa que mal conhece sempre vai ficar perdido para escolher o que dar de presente para o seu amigo secreto. Ou, pode ser “pior” ainda, se você tirou “o Chefe”. Então, para não cometer nenhuma gafe na escolha do presente, dê livros no amigo secreto!

Os livros são mesmo boas opções de presente: são atemporais e nos trazem bons conselhos, ensinamentos e experiências.

Para isso, temos aqui 8 excelentes dicas para você presentear o seu amigo secreto:

 

Pipeline de Liderança – O desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo

Charan, Ram; Drotter, Stephen; Noel, James

Neste livro, três consultores que conceberam as mais inovadoras práticas em relação ao desenvolvimento de pessoas nas organizações mostram às companhias como desenvolver a liderança em todos os níveis organizacionais. A partir de sua experiência eles apresentam um modelo para identificar futuros líderes, avaliar suas competências, planejar seu desenvolvimento e medir resultados. Além disso, eles integraram o processo de desenvolvimento de líderes com o plano de sucessão, dando às companhias a possibilidade de renovar os líderes em todos os níveis constantemente.

 

The Happiness Advantage: The Seven Principles of Positive Psychology That Fuel Success and Performance at Work

Achor, Shawn.

Uma leitura incontestável para todos que tentam se destacar em um mundo de cargas de trabalho, estresse e negatividade em constante crescimento, The Happiness Advantage não é apenas sobre como se tornar mais feliz no trabalho. É sobre como colher os benefícios de uma mentalidade mais feliz e positiva para alcançar a felicidade em nosso trabalho e em nossas vidas.

 

Dar e Receber – Uma abordagem revolucionária sobre sucesso, generosidade e influência

Grant, Adam

Em “Dar e Receber”, Adam Grant, pesquisador e professor da Wharton School, reúne suas conclusões sobre os motivos pelos quais algumas pessoas chegam ao topo da escala de sucesso, enquanto outras permanecem na mediocridade. Ele explica que, nas interações profissionais, podemos atuar como tomadores, compensadores ou doadores. Os tomadores se esforçam para extrair o máximo possível dos outros; os compensadores se empenham em promover trocas equilibradas; e os doadores são aquele tipo raro de indivíduo que ajuda os outros sem esperar nada em troca. Com base em seus estudos pioneiros, Grant revela que, ao contrário do que muitos pensam, as pessoas mais bem-sucedidas nas mais variadas carreiras não são as mais egoístas e implacáveis nem as que agem com base no “toma lá dá cá”. Os que chegam mais longe são os doadores. Por outro lado, ao examinar a base da escala de sucesso, o autor constatou que os doadores também estão entre os menos bem-sucedidos. Um dos objetivos deste livro é diferenciar os dois tipos de doador e mostrar o que podemos fazer para pôr em prática as estratégias dos vencedores. Aclamado pela crítica e elogiado por cientistas sociais, teóricos de negócios e líderes empresariais, Adam Grant mostra o que os doadores bem-sucedidos fazem de diferente em cinco áreas-chave – networking, colaboração, influência, negociação e liderança – e o que os tomadores e os compensadores podem aprender com os métodos deles.

 

The Power of Full Engagement: Managing Energy, Not Time, Is the Key to High Performance and Personal Renewal

Loehr, Jim; Schwartz, Tony

The Power of Full Engagement investiga a fórmula para alta performance examinando as causas e qualidades de nossas muitas fontes de energia. O livro oferece dicas e métodos de como nutrir estas fontes de energia de uma maneira que nos ajude a viver a completude de nossas vidas de acordo com nossos valores profundos.

 

A Ciência de Ser Feliz – Conheça os caminhos práticos que trazem bem-estar e alegria

Andrews, Susan

Os estudos sobre o que gera felicidade no ser humano cresceram vertiginosamente nas últimas décadas, mostrando que a ciência pode ser uma grande aliada na discussão do assunto. Baseada em amplas pesquisas, a Dra. Susan Andrews aponta neste livros os fatores que realmente aumentam nossa Felicidade Interna Bruta (FIB) e lista os princípios eficazes que tornam nosso cotidiano mais pleno: como fazer o bem, praticar ioga, aprofundar a respiração, estreitar os laços afetivos e meditar.

 

Comunicação Não-Violenta – Técnicas Para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais

Rosenberg, Marshall B.

Manual prático e didático de uma metodologia voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

 

A Alegria de Viver: Descobrindo o segredo da felicidade

Rinpoche, Yongey Mingyur

Repleto de informações valiosas, este livro é um diálogo sério e de mão dupla entre cientistas e religiosos. Adepto da meditação e autoridade no assunto, Mingyur Rinpoche nos mostra que o treinamento sistemático em meditação, quando feito de forma constante ao longo dos anos, pode aumentar a capacidade humana de gerar alterações positivas na atividade cerebral numa extensão jamais sonhada pela moderna neurociência cognitiva. Em narrativa ampla e coesa, ele faz também uma apresentação mais pragmática das práticas meditativas básicas.

 

Ética e Vergonha na Cara!

Barros Filho, Cloves de; Cortella, Mario Sergio

Jogar lixo no chão, colar na prova, oferecer dinheiro em troca de algum benefício – todos esses são comportamentos que podem ser facilmente percebidos em nosso dia a dia, quase como se fossem situações corriqueiras e típicas da cultura brasileira. Mas de que maneira isso se reflete na formação de crianças e jovens? A corrupção estaria mais próxima de nossa vida cotidiana do que gostaríamos de supor?

Como Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho discutem nesse livro, seja em casa, seja na escola ou no trabalho, muitas vezes os meios utilizados para alcançar um objetivo acabam sendo tratados como uma questão menor diante dos resultados obtidos.

Os autores lançam uma importante reflexão sobre o modo como orientamos nossas escolhas, mostrando de que forma a vergonha encontra seu lugar na ética, a fim de que possamos pensar e agir para além do comodismo e dos prazeres individuais.

 

Agora é só escolher qual livro melhor combina com o perfil do seu amigo secreto e aproveitar a brincadeira!

 

Adaptação: WaysUp Soluções.

_____________________________

Gostou? Compartilhe:

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:

 

 

Conteúdo relacionado:

7 Dicas para não extrapolar nas compras de Natal