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9 coisas que mulheres bem-sucedidas nunca fazem

LaRae Quy era, quase sempre, a única agente feminina do FBI em seu esquadrão. Ela descobriu – em meio às mais diversas situações e circunstâncias – a ser bem-sucedida. Mas, mais importante do que isso, é que ela também aprendeu o que não fazer se quisesse competir em um ambiente tipicamente masculino.

LaRae conta que entendeu que ser bem-sucedida estava diretamente ligado às escolhas que faz. Com frequência, foi a opção de se jogar em alta velocidade em vez de se apoiar em alguém para ganhar um impulso.

Enquanto cada mulher tem sua própria definição de sucesso, veja 9 coisas que profissionais bem-sucedidas nunca fazem:

1. Mulheres bem-sucedidas não ignoram seus medos

Se você quer mudar e seguir adiante, é preciso enfrentar os seus medos de frente. Nunca gaste uma energia valiosa tentando evitá-los. Em vez disso, use determinação mental para lidar com seus pensamentos, emoções e comportamentos de maneiras que irão te preparar para o sucesso nos negócios e na vida.

Reprimir um sentimento negativo apenas o fortalece, abastece os medos e atrasa a evolução. Na verdade, tentar controlar alguma coisa que tememos aumenta a probabilidade de ela acontecer.

2. Mulheres bem-sucedidas nunca fogem do conflito

“Como um agente feminino do FBI, eu enfrentei conflitos, críticas e injustiças – assim como todos os outros agentes. A diferença é que eu não me acovardei para tentar evitar ter esses sentimentos negativos de novo”, afirma LaraRae.

Pessoas que evitam conflitos assumem que eles sempre são agressivos e desrespeitosos. Isso não é verdade, pois um embate pode surgir camuflado de muitas maneiras. Nós precisamos estar alertas para qualquer comportamento alheio que tenha como objetivo manipular nossas emoções ou pensamentos. Uma vez que reconhecemos o conflito pelo que ele é, nós podemos escolher como responder a ele em vez de reagir com medo ou ignorância.

3. Mulheres bem-sucedidas nunca escutam suas críticas internas

LaraRae conta que precisava diminuir críticas interiores e eliminar as vozes de dúvida e ansiedade. “Eu fiz isso ao focar minha atenção nos feedbacks positivos e nas críticas construtivas.”

A determinação mental é capaz de controlar os nossos pensamentos e de não deixar que nossa mente nos controle. O ponto crucial é aprender a administrar suas emoções com uma conversa consigo mesmo e a usar palavras corretas e positivas ao controlar seus pensamentos.

4. Mulheres bem-sucedidas nunca esperam circunstâncias perfeitas

Esqueça a ideia de encontrar o emprego perfeito ou melhores condições para avançar. Aprenda a diferenciar a dor de crescer e a dor de sofrer.

É fácil dizer que as condições são desfavoráveis, nada vai do jeito que você gostaria e que você está do lado errado. Tudo isso são desculpas.

Utilize o que está a sua disposição para continuar seguindo em frente – pegue uma dica do MacGyver (famoso personagem de uma série norte-americana dos anos 1980 que conseguia resolver qualquer problema) e tire o melhor proveito da situação. A determinação mental está aproximando circunstâncias iminentes com a perspectiva correta – e não esperando um descanso.

5. Mulheres bem-sucedidas nunca olham para seu passado como um erro

“Eu cometi muitos erros quando estava começando. Às vezes era vergonhoso, mas eu jurei aprender com cada um deles”, afirma LaraRae.

Alguns erros do nosso passado podem ser dolorosos, mas, em vez de ficar se lamentando, encare-os como oportunidades de aprender algo que você não sabia até acontecer. Fique perto de amigos e colegas que cometeram erros – você também pode aprender com eles.

O passado não nos define, ele simplesmente nos prepara para nossa jornada em direção ao sucesso e à sabedoria.

6. Mulheres bem-sucedidas nunca perdem a oportunidade de brilhar

LaraRae conta que, muitas vezes, a melhor maneira de alcançar o sucesso é fazer o que os outros estão evitando.

Identifique aquelas coisas que as outras pessoas hesitam em assumir. Pode ser algo pequeno e simples – não importa. Seja o que for, faça bem feito e você irá, instantaneamente, se diferenciar dos outros.

Depois, siga adiante, pois você nunca sabe onde pode parar – frequentemente, nós não sabemos que oportunidades irão aparecer até estejamos bem perto delas.

7. Mulheres bem-sucedida nunca falham em manter-se calma

LaraRae conta que não importava a situação, ela sabia que tinha total controle de sua vida. “Uma das minhas frases preferidas é do santo Inácio de Loyola: ‘Reze como se Deus fosse tomar conta de tudo; aja como se estivesse tudo por sua conta”.

Muitas pessoas criam desculpas para si mesmas ao dizer que a sorte determina se elas são bem-sucedidas ou não. Líderes mentalmente fortes estão no controle de sua própria sorte, pois eles olham o sucesso e os erros como algo que estão sob seu controle. Sorte talvez tenha algum papel nas circunstâncias atuais, mas essas pessoas não desperdiçam energia se preocupando sobre o que pode acontecer.

Controle sua própria sorte ao tirar proveito de oportunidades para melhorar sua vida e sua situação. O resultado será uma chance ou um arrependimento por um caminho não seguido.

8. Mulheres bem-sucedidas nunca falham em suas pesquisas

“Quando eu entrevistava um suspeito, eu me certificava de que sabia sobre o que estava falando”, conta a ex-agente.

Quando você está conhecendo seus potenciais investidores, clientes ou consumidores, se certifique que você sabe exatamente do que está falando – saiba onde estão as minas terrestres antes de abrir a boca. Faça sua lição de casa; seja polida, disposta e preparada.

9. Mulheres bem-sucedidas nunca desistem

“Não importa o quão difícil era investigação. “Eu desisto’ foi a única frase que eu nunca ouvi em 24 anos no FBI”, relata LaraRae.

Quando você diz “desisto” ou “não posso”, está sacrificando a posse e o controle sobre sua atitude e comportamento. Isso mostra que você criou seus próprios limites. Quando você diz que desiste, você está mandando uma mensagem sobre seu medo de falhar e a ausência de coragem em testar seus limites.

Artigo extraído e adaptado de Forbes.

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Empreendedorismo e Coaching

Imagine um processo que ajudará empreendedores e profissionais liberais a obterem melhor desempenho e resultados superiores. Hoje é muito comum encontrarmos pessoas que alcançaram o sucesso em seu próprio negócio, mas como elas conseguiram essa conquista? Qualquer pessoa pode ser um empreendedor? O que é preciso para ser um empreendedor de sucesso? Como construir um grande negócio?

É muito comum encontrar empreendedores sem tempo para aproveitar melhor as suas conquistas e que acabam passando anos sem tirar férias, alimentam-se de forma errada, o que causa desconforto diário e doenças precoces, além de dormirem pouco e mal, resultando em cansaço na maior parte do tempo.

O Coaching para empreendedores veio para otimizar e desenvolver competências, alinhar a atuação profissional de acordo com as metas de seu negócio, estimular e acompanhar o desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional, além de aumentar e melhorar a automotivação, o desempenho e o potencial de sucesso. Por meio do processo de Coaching os empreendedores poderão melhorar a qualidade dos relacionamentos, saberão como planejar e priorizar atividades que antecipem os resultados, aumentando também a confiança e a autoestima.

Coaching no empreendedorismo envolve analisar perfil e maturidade pessoal e profissional, mapear as competências existentes e também aquelas que podem ser desenvolvidas, planejar ações de desenvolvimento, capacitação e assessoria pessoal para estruturar o plano de execução.

Nesse mercado altamente competitivo o empreendedor precisa estar alinhado com seus valores, manter o foco e estar em desenvolvimento contínuo. Com a diversas ferramentas do Coaching à disposição, se o empreendedor utilizá-las corretamente, o ajudará muito, fazendo com que ele se liberte do seu emprego e ouse a dar um passo mais longo, firmando-se no ramo empresarial. O Coaching é um processo de apoio e autodescoberta, tem como objetivo ajudar nas tomadas de decisões.

Empreendedorismo é isso, um conjunto de escolhas que visa atingir um único objetivo: Montar uma Empresa de Sucesso.

Artigo extraído e adaptado de Portal IBC.

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11 atitudes para crescer na carreira daqui pra frente

Especialistas afirmam: conhecimento técnico é commodity. Para se diferenciar, é preciso investir em habilidades comportamentais.

Engana-se quem pensa que exímio conhecimento técnico é suficiente para conseguir este feito. Segundo especialistas, o que realmente determina a ascensão profissional mesmo em tempos de crise são os comportamentos. “A competência técnica é mais fácil de conseguir: é uma commodity. O diferencial são as habilidades inerentes a cada um”, diz David Braga, da Dasein Executives.

“O que move a habilidade é a atitude que está embaixo. Se a competência fosse um carro, a atitude é o motor, a propulsão, aquilo que leva o carro para frente”, afirma José Augusto Figueiredo, presidente da LLH|DBM.

Confira quais são essas habilidades que podem garantir seu crescimento na carreira – mesmo quando o mundo lá fora está em crise.

1- Criar alianças e costurar ideias

Se inovação é essencial para o crescimento da empresa, em tempos de crise, ela vira palavra de ordem. E como as melhores propostas são geradas em grupo, saber trabalhar em equipe é uma habilidade fundamental para profissionais que não queiram perder o ritmo de crescimento na carreira.

Aqui, a ideia não é apenas relacionar-se bem com as pessoas, mas sim assumir um papel de mediador das sugestões que aparecem. “Ele tem que concatenar as ideias, costurá-las para que todas as pessoas sejam contempladas”, afirma Thirza Sifuentes, da Homero Reis e Consultores.

Mas não é só isso. A sua capacidade de networking e de criar bons relacionamentos profissionais também conta. São as alianças estratégicas que você cria, nas palavras de Gabriela Coló, sócia da Havik, que farão muitos planos saírem do papel e outros tantos negócios serem feitos.

2- Ter uma visão ampla do negócio

Daí a necessidade, segundo Gabriela, de se ter uma visão ampla do negócio em questão. Se você não sabe o que o colega da baia, do andar ou da unidade fora do país faz, como você poderá pensar em estratégias que ajudem a empresa ou o departamento a sobreviver em tempos incertos. E, em última instância, como garantirá a sobrevivência da sua própria carreira?

“Não tem como. Se você é um gerente de marketing não pode estar fechado só na ilha do marketing. Tem que saber de logística também”, diz David Braga, da Dasein Executives. “Ao conhecer seus concorrentes, por exemplo, você consegue propor ideias”.

3- Comunicar-se bem

“A comunicação é a maneira pela qual você consegue mobilizar as pessoas para aderir às suas ideias”, afirma Figueiredo, da LLH|DBM. “Mesmo que você não esteja em uma posição de liderança, é fundamental esta capacidade de contaminar positivamente as pessoas que estão no seu entorno”.

Segundo Braga, esta competência tem sido observada pelos gestores: “Os profissionais devem promover o engajamento dos pares e equipe. Ninguém manda, mas todos precisam cooperar”, diz.

E aqui a ideia não é apenas fazer apresentações de uma maneira efetiva, mas para além disso comunicar-se com clareza nas rotinas corporativas: desde escrever um e-mail até delegar uma tarefa.

4- Ter um perfil empreendedor

O sentimento de dono do negócio (mesmo que você seja “apenas” um funcionário) é outra característica vista com bons olhos pelos gestores. E não é só pelo senso de responsabilidade que esta visão traz.

“Pessoas com um perfil empreendedor são mais abertas para novas possibilidades e ideias. Querem fazer coisas novas, sair do quadrado”, diz Figueiredo. Elas são mais abertas ao risco e, por conta disso, excelentes motivadoras de inovação. “A empresa só é inovadora quando tem gente pensando fora da caixa”, afirma o especialista.

João Marcelo Furlan, da Enora Leaders, concorda. “Essas pessoas tendem a pegar o problema e abraçar. São proativas, têm senso de propriedade”, afirma. As empresas não querem um cara teórico, elas querem um cara de ação, que consiga fazer acontecer”, diz Gabriela.

Agora, Furlan pondera que, de tão energizadas, os profissionais com um perfil mais empreendedor ao querer fazer as coisas acontecerem, tendem a atropelar todo mundo. E este deve ser um ponto sempre de atenção para não furar outras habilidades essenciais como saber trabalhar em equipe.

5- Saber negociar

As melhores negociações não acontecem apenas fora dos limites da empresa – entre clientes ou fornecedores. Internamente, também são travados acordos fundamentais para que a companhia cresça.

Em ambas situações, é essencial lembrar que não é “batendo a mão na mesa que vai conseguir algo”, afirma Gabriela.

6- Estar pronto para se adequar 

Em tempos incertos, flexibilidade e capacidade para se adequar rapidamente a novos contextos torna-se um atributo essencial. As respostas aos novos cenários tendem a ser mais rápidas do que quando tudo está mais tranquilo. E isso pode afetar claramente a vida de cada profissional da corporação.

“Se a empresa tem que descontinuar o projeto que você estava trabalhando para começar outro, você precisa compreender a estratégia”, diz Figueiredo. E, com isso, colocar a sua capacidade de adequação para funcionar.

Não responder às novas demandas em tempo hábil pode ser prejudicial não só para a sua carreira, mas para a sobrevivência da organização como um todo, explica os especialistas.

7- Cumprir prazos

Produtividade é outra palavra de ordem em tempos incertos para a economia. “As empresas devem ter seu foco atrelado ao cliente”, diz Braga. E, neste ponto, trabalho bom é trabalho feito. Evidentemente, a ideia não é pecar com a qualidade. Mas entregar produtos ou serviços excelentes, sem estourar os prazos.

“Planejamento é 30% do resultado, a execução é 70%. Os profissionais que fazem o que planejam com foco no resultado são muito diferenciados”, diz Furlan. “Quem não entrega resultados, está fora em momentos de crise”.

8- Fazer mais com menos 

“Todo mundo tem falado sobre austeridade extrema em relação a custo”, afirma Figueiredo. Nos minutos que compõem o expediente de cada profissional este conceito se traduz com a necessidade de “fazer mais com menos”.

Em outras palavras, mais do que nunca, é essencial ser estratégico em cada tarefa que lhe vir a mão para fazer. “Ele tem que pensar, refletir um pouco mais sobre qual a capacidade de gerar fruto. Tem que aprender a priorizar para maximizar seus esforços naquilo que traz mais retorno”, diz o especialista.

A boa administração do tempo é um fator preponderante para que essa ideia aconteça: “A tônica deste tempo é que você consiga produzir mais em um tempo menor – sem que isso gere ansiedade ou estresse”, diz Thirza.

9- Apostar na serenidade

E o único meio para ser possível tirar esta ideia da teoria é apostando na serenidade. Sim, isso mesmo. Profissionais resilientes, donos de uma equilibrada inteligência emocional tendem a se sair melhor em tempos de crise.

Motivo? “Quando estão sendo impulsivos e não conseguem trabalhar, descem para olhar o mar”, afirma Figueiredo, fazendo uma alusão à própria rotina. Por morar no Rio de Janeiro, o consultor tem como hábito vislumbrar o mar por alguns minutos quando as coisas ficam tensas na rotina. Ele afirma que quando volta para os afazeres, consegue olhar as tarefas e problemas sob outro ângulo.

A inteligência emocional não é necessária apenas para garantir sua sanidade mental durante o expediente. Mas também é um fator essencial para a resolução de conflitos. “Crescimento é um puxando a corda do outro porque a empresa tem que trabalhar mais rápido”, descreve Furlan.

Tanto em momentos de aceleração quanto de desaceleração, é fundamental pessoas que consigam amenizar os atritos pessoais gerados pelo contexto em questão.

10- Saber ler o ambiente 

“Você tem que entender seu interlocutor, conhecer a empresa, as pessoas, para escolher a hora certa para tomar determinadas decisões”, diz Fabiana Góes, sócia da Search Consultoria.

11- Ter foco no autodesenvolvimento

Independente do cenário externo ou interno, profissional nenhum deveria se acomodar e parar de se desenvolver. “Não dá para começar e terminar um ano do mesmo jeito. Tudo está em constante mudança”, diz Braga. Para crescer, acompanhar este ritmo é fundamental.

O primeiro passo para isso, afirma Thirza, é conhecer bem a si mesmo. Em que aspectos você ainda precisa se desenvolver? Onde estão seus pontos fortes?

Perguntas respondidas, é hora de partir para um plano de ação. E se esforçar ao máximo para tirá-lo do papel. “Ninguém deve ficar preso ao passado, nem ao presente. Todo mundo precisa de foco no futuro”, diz Braga.

Artigo extraído e adaptado de Exame.

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Motivação: guia para ampliar sua performance pessoal

Você sabia que a motivação é um dos processos cognitivos mais importantes para o seu sucesso?

A motivação é a força interna que te empurra na direção das suas metas, objetivos e sonhos!

Atualmente, ouvimos muito falar sobre motivação.

Ela está em todo lugar: profissionais motivados são mais visados no mercado de trabalho, líderes se preocupam cada vez mais em motivar seus liderados e você encontra diversos recursos como vídeos e livros voltados para a motivação pessoal.

Mas do que se trata, verdadeiramente a motivação, e como ela pode te ajudar? Apesar de tantos materiais feitos para motivar, essa pode ser uma tarefa difícil quando você não entende muito bem o que é motivação, e como ela é gerada em você.

O coaching trabalha muito com a motivação. Isso porque ela é parte essencial do processo de mudança, de avanço.

Sem motivação, não adianta ter o melhor plano do mundo: você não consegue lidar com os obstáculos que encontrará pelo caminho.

A motivação é capaz de inspirar, instigar o indivíduo a seguir em frente e persistir. Trata-se de uma força interna surpreendente, e acreditamos que para alcançar qualquer objetivo ela é fundamental.

O que é motivação?

A motivação, segundo a psicologia e outras ciências humanas, trata-se de uma condição do organismo que influencia a direção de um comportamento.

Ou seja, trata-se de uma força ou impulso que leva à ação, visando atingir um objetivo.

Esse processo envolve fenômenos biológicos, emocionais e sociais. Ele é responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos que levam ao cumprimento de metas e objetivos.

Portanto, a motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento humano.

Sem ela, cumprir as tarefas necessárias acaba sendo muito mais difícil, em especial quando nos deparamos com obstáculos e dificuldades.

Porque a motivação é importante?

Sem a motivação, é impossível atingir qualquer objetivo.

Por mais que se queira determinada carreira, formação ou conquista pessoal, sem a motivação não existe ação. E, como você certamente sabe, a ação é essencial: Não basta desejar, é preciso correr atrás.

Pessoas que aprendem como se automotivar enfrentam as dificuldades da vida com mais facilidade, e como consequência, conseguem chegar muito mais longe.

Por isso, o coaching considera importantíssimo o autoconhecimento e a reflexão: Através desses exercícios, você poderá descobrir suas fontes de motivação interna e usá-las a seu favor.

Como aumentar a minha motivação?

Agora que você já sabe a importância de se automotivar, é hora de aprender algumas técnicas e métodos que podem te ajudar nesse processo.

Autoestima e autoconfiança

Acreditar em si mesmo é um dos principais passos para se manter motivado. Sempre busque desenvolver a autoestima e a autoconfiança.

Conheça suas potencialidades, pois elas podem te ajudar a enfrentar dificuldades e se manter resiliente.

Mantenha o foco nas suas metas e sonhos

Não perder aquilo que você quer de vista é importantíssimo para se manter motivado. Nos momentos mais difíceis, é a expectativa de finalmente atingir seus objetivos que te mantém na luta por eles.

Por isso, nunca deixe de se lembrar o que você pretende alcançar e quais são os motivos para seu esforço.

Veja erros e falhas como aprendizado

Para muitas pessoas, os momentos mais desmotivadores são as falhas e erros cometidos pelo caminho. É importante se conscientizar, primeiramente, que esses eventos são inevitáveis. Pessoas que tentam e arriscam, invariavelmente, vão errar uma vez ou outra.

O truque é aprender a ver esses momentos como oportunidades: No resto do seu caminho, esses erros são experiências importantes. Eles te apontam o caminho correto e indicam que você não está acomodado em uma zona de conforto.

Pense positivo

Olhar a vida sob uma perspectiva otimista ajuda muito no processo de motivação. Enquanto pessoas negativas costumam enxergar apenas as dificuldades e obstáculos, as positivas encontram caminhos e oportunidades.

Não se trata de nunca se sentir mal: sentimentos negativos são naturais. Trata-se de saber aprender com experiências ruins, manter-se resiliente e não deixar de enxergar falhas como oportunidades de melhorar.

Frases, músicas e filmes

Existem muitas histórias, frases e músicas capazes de inspirar e motivar. Afinal, a arte imita a vida, e existem muitas produções que ressonam com nossos objetivos, histórias de vida e emoções.

Quando você encontrar mídia que proporcione esse tipo de motivação para você, não esqueça de guardá-la em uma coleção.

Sempre que você sentir que precisa lembrar dessas emoções, reveja e releia. Essa é uma maneira de se manter motivado. Se quiser, pode encontrar frases inspiradoras nesse post e alguns vídeos motivacionais nesse outro.

Motivação no ambiente de trabalho

Na vida profissional, manter a motivação é mais do que essencial. É fato que funcionários motivados oferecem muito mais benefícios para as empresas. Portanto, esse é um perfil muito visado para contratações e, principalmente, para promoções.

A motivação é especialmente importante nos cargos de liderança. No entanto, não deixa de ser fundamental em todos os colaboradores.

Profissionais motivados, além de gerarem melhores resultados, são mais fáceis de gerenciar.

Aquele colaborador sempre fará o seu melhor, não porque tem medo de ser demitido ou espera recompensas, mas por que gosta do que faz e sente-se reconhecido pelas suas habilidades.

De forma geral, a motivação é o principal fator impulsionador da sua carreira. Ela garante que você terá energia para deixar sua zona de conforto, tentar coisas novas e se arriscar.

E você, o que faz para se manter sempre motivado na busca pelos seus objetivos? Divida conosco nos comentários e não esqueça de deixar sua pergunta caso tenha ficado com alguma dúvida!

Artigo extraído e adaptado de Sbcoaching.

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Bom humor: Saiba como aumentar a serotonina naturalmente

Desânimo, mau humor, irritabilidade, insônia. São fatores que afetam a nossa rotina, as pessoas ao nosso redor e podem até desencadear doenças como a depressão. Tudo isso pode ser um sinal de que o organismo tem carência de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Embora seja produzida em nosso cérebro, quase a totalidade da serotonina é enviada para o resto do corpo, como sistema digestivo e plaquetas. Quando sua produção está baixa, diversas funções psicológicas e corporais podem ser afetadas e o bom humor pode desaparecer.

Como garantir o bom humor naturalmente

A melhor forma de garantir o bom humor é aumentar a produção desse neurotransmissor tão importante. Contribuir para isso é muito mais fácil e natural do que parece. Saiba como.

Faça meditação

Estudos mostram que pessoas que meditam produzem mais serotonina e, em contrapartida, o organismo inibe a produção de cortisol, que é o hormônio do estresse. Por isso, esse hábito também é um importante antidepressivo e aliado de quem sofre de ansiedade e estresse.

Consuma carboidratos

Já percebeu que pessoas com humor alterado costumam consumir mais doces? Isso acontece porque os níveis de serotonina estão baixos. Por essa razão, é importante ingerir carboidratos, que são fontes de triptofano, um aminoácido importante para o humor. No cérebro, esse componente ajuda na produção de serotonina.

Pratique exercícios

É consenso geral que a prática de atividades físicas aumenta a disposição e atua como um antidepressivo natural. Essa é uma das formas mais saudáveis para aumentar a produção de serotonina, além de proteger o nosso sistema cardiovascular, entre tantos outros benefícios.

Tenha momentos de lazer

Em um mundo que traz cada vez mais compromissos e situações estressantes, é essencial dedicar um tempo para fazer atividades que dão prazer. Separe tempo para a família, viaje, leia, passeie e faça tudo o que contribua para uma boa qualidade de vida. Tente sempre manter o pensamento positivo. Afinal, nada mais verdadeiro do que a famosa frase “mente sã, corpo são”.

Tome sol

A vitamina D é um importante nutriente para a produção de serotonina e é sintetizada no organismo com a ajuda da luz solar. Há, inclusive, pessoas que sofrem de um tipo de depressão sazonal, que as acomete nos meses mais frios. Mas tenha moderação ao se expor ao sol: faça isso sempre antes das 10h e depois das 16h.

Consuma vitamina B

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B12, são aliadas na produção de serotonina. São nutrientes especialmente importantes para pessoas idosas e, muitas vezes, uma suplementação é indicada.

Ouça música

É outra atividade que inibe a produção de cortisol. Vale dançar ao som daquela música que traz alegria e boas energias. Se a ideia é acalmar o corpo e a mente, canções mais lentas ajudam a relaxar e agem como um calmante, inclusive para quem sofre de insônia.

Invista em magnésio

Outro nutriente importante para equilibrar a produção de serotonina e que ainda ajuda a regular a função nervosa. Alguns alimentos fontes desse mineral são folhas verdes escuras, peixes, banana e feijão.

Artigo extraído e adaptado de Jasmine.

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10 filmes a que todo empreendedor deve assistir

Divirta-se e veja lições de empreendedorismo em filmes consagrados!

 Muitas vezes saímos do cinema encantados depois de assistir a um filme. Uma boa história serve de modelo e inspiração para qualquer espectador. Por isso separamos dez filmes a que todos os empreendedores deveriam assistir. Com mensagens diretas e indiretas, atitudes lícitas (e às vezes nem tanto), eles mostram a atuação no mundo dos negócios. Prepare sua pipoca e inspire-se com a lista abaixo, composta por filmes mais recentes e outros tirados do fundo do baú.

– “O lobo de Wall Street” (2013): o filme é uma cinebiografia sobre o corretor de ações Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que ficou rico e depois foi preso por acusações de fraude e outros crimes de colarinho branco. Apesar de ser uma comédia que parece ignorar a gravidade dos atos de Belfort, o filme dá algumas lições sobre jogo de cintura e principalmente para investidores.

– “O homem que mudou o jogo” (2011): longe de ser um filme sobre esporte, “O homem que mudou o jogo” mostra como o treinador Billy Beane (Brad Pitt) fez o Oakland Athletics se destacar na liga nacional de beisebol. A grande sacada de Beane para fazer isso foi analisar estatísticas da equipe, que tinha a menor folha salarial entre as competidoras.

– “A rede social” (2010): “A rede social” conta a história de Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), o fundador do Facebook, mostrando a criação da rede dentro da universidade Harvard, em 2003. Mostra sua controversa relação com outros fundadores, como o brasileiro Eduardo Saverin (Andrew Garfield), e com empreendedores, como Sean Parker (Justin Timberlake), o primeiro presidente do Facebook.

– “Quem quer ser um milionário” (2008): este filme britânico que mais parece um trabalho de Bollywood mostra o jovem Jamal Malik (Dev Patel) num famoso programa de perguntas e respostas na TV. Jamal busca em sua própria história, marcada por uma infância miserável e violenta, as respostas para as questões perguntadas pelo apresentador. É um exemplo de busca de força interior, algo essencial para empreendedores.

– “À procura da felicidade” (2006): em “À procura da felicidade”, Will Smith interpreta Chris Gardner, um pai de família com problemas financeiros. Tantos que sua mulher sai de casa, deixando o filho Christopher (Jaden Smith), de 5 anos. Chris consegue um estágio não-remunerado numa corretora de valores, mas não consegue dar conta das despesas da casa. Com isso, ele e o menino acabam dormindo em abrigos e estações de trem. É um grande exemplo de que se você tem um sonho, não deve desistir de alcançá-lo.

– “Piratas da informática” (1999): um clássico entre os apaixonados por tecnologia, Piratas da informática também é conhecido como Piratas do Vale do Silício. O filme mostra o começo de duas das principais empresas de tecnologia do mundo, a Apple e a Microsoft. Retrata as brigas de bastidores entre Steve Jobs (Noah Wyle) e Bill Gates (Anthony Michael Hall), a concorrência entre as companhias e sua importância no setor.

– “Jerry Maguire – A grande virada” (1996): depois de uma crise de consciência, o bem-sucedido agente esportivo Jerry Maguire (Tom Cruise) escreve um documento defendendo que os agentes deveriam cuidar da carreira dos atletas de forma mais humana, ainda que isso significasse ganhar menos. Depois disso, acaba sendo demitido da consultoria onde trabalhava e perde seus clientes, à exceção do jogador de futebol americano Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr). “Jerry Maguire – a grande virada” é um filme que mostra como é possível vencer depois de um fracasso.

– “O segredo do meu sucesso (1987)”: o jovem Brantley Foster (Michael J. Fox) deixa uma cidadezinha no Kansas para tentar o sucesso em Nova York. Ao chegar lá, as coisas não saem como planejadas e ele se vê obrigado a pedir um emprego ao tio, Howard Prescott (Richard Jordan), que controla uma empresa milionária. Como o trabalho é modesto, Brantley, decide levar uma vida dupla, criando um personagem chamado Carlton Whitfield, um executivo de ideias brilhantes, mas que ninguém sabe de onde veio.

– “O Poderoso Chefão” (1972): o clássico que dá início à famosa trilogia dispensa muitas recomendações e mostra a trajetória da família Corleone e seus negócios ilícitos. O primeiro “Poderoso Chefão” mostra as vantagens e desvantagens de empreender em família e que o melhor sucessor pode ser quem menos se espera.

Artigo extraído e adaptado de Revista PEGN.

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O segredo da Nasa que vai te deixar mais produtivo


Para pesquisador, existe uma grande diferença entre realizar tarefas rapidamente e corretamente

Listas de tarefas, timers e até recompensas. Existem vários métodos para conseguir ser mais produtivo e concluir todas as tarefas do dia. Mas será que existe um jeito imbatível para melhorar a produtividade? O pesquisador Jeffery LePine começou analisando a rotina dos astronautas no espaço para conseguir a resposta.

Em artigo no Quartz, LePine conta que, no espaço, realizar vários projetos ao mesmo tempo é essencial para se manter vivo e a produtividade afeta diretamente o resultado.

Ele analisou as emoções, o nível de estresse e o engajamento dos astronautas no momento de transição entre uma tarefa e outra. Depois, cruzou os dados, avaliando quão produtivos os astronautas eram em cada tarefa.

A pesquisa concluiu que este momento de “transição” entre tarefas influencia quão rápido você é capaz de partir para outras ações. Este ruído entre as atividades afeta diretamente a produtividade, fazendo com que a maioria das pessoas se distraia com mais facilidade. Isso é ainda pior quando a primeira tarefa é mais complexa ou importante do que a segunda ou ainda não foi finalizada.

Para resolver esta questão, o primeiro passo é ficar mais consciente da transição entre as tarefas. Ao terminar, reflita sobre o que fez e qual será sua próxima meta. A dica é prestar atenção na ordem das tarefas e, sempre que possível, ter um planejamento. Comece realizando as mais simples, para minimizar este efeito de transição para as outras atividades do dia.

Outro segredo para ser mais produtivo é saber como você fica depois de atividades recorrentes. Por exemplo, se você sempre se sente irritado depois de uma reunião de tarde, tente realizar todas as tarefas mais importantes antes deste compromisso.

Artigo extraído e adaptado de Revista PEGN.

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Como convencer alguém quando os fatos falham

Já notou que, quando você apresenta fatos as pessoas que são apegadas profundamente as suas crenças, elas sempre mudam de ideia? Não? Nem eu. Na verdade, as pessoas parecem se fechar em suas crenças, mesmo com evidências esmagadoras contra elas. A razão está relacionada com sua percebida cosmovisão, que é ameaçada pelos dados conflitantes.

Criacionistas, por exemplo, rejeitam a evidência para a evolução por fósseis e DNA porque eles estão preocupados com as forças seculares que invadem a fé religiosa. .

Dois psicólogos sociais, Carol Tavris e Elliot Aronson (ex-aluno de Festinger), em seu livro de 2007 Mistakes Were Made (But Not by Me) [Erros foram cometidos (mas não por mim)] documentam milhares de experiências que demonstram como as pessoas decoram frases e “fatos” prontos para manter crenças pré-concebidas e reduzir a dissonância.

Por exemplo, foram dados falsos artigos de jornal que confirmaram equívocos generalizados, como que havia armas de destruição em massa no Iraque. Quando os sujeitos receberam um artigo corretivo de que as armas nunca foram encontradas, os liberais que se opuseram à guerra aceitavam o novo artigo e rejeitavam o antigo, enquanto os conservadores que apoiaram a guerra fizeram o oposto… e mais: Eles relataram estar ainda mais convencidos. Foram favoráveis as armas após a correção, argumentando que isso só provou que Saddam Hussein ocultou-as ou destruiu elas.

Se os fatos corretivos só pioram as coisas, o que podemos fazer para convencer as pessoas do erro de suas crenças?

1. Mantenha as emoções fora da troca.
2. Discuta, não ataque (sem ad hominem e sem ad Hitlerum).
3. Ouça atentamente e tente articular sobre a outra posição com precisão.
4. Mostre respeito.
5. Reconheça que você entende o por que alguém pode ter essa opinião.
6. Tente mostrar como a mudança de fatos não significam, necessariamente, a mudança de cosmovisões.

Essas estratégias nem sempre funcionam para mudar as mentes das pessoas, mas agora que a nação acabou de ser submetida a uma verificação política, elas podem ajudar a reduzir divisões desnecessárias.

Artigo extraído e adaptado de Universo Racionalista.

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Como pedir perdão

Natal nos inspira a fazer as pazes, viver em harmonia e estar bem com todos. E isso muitas vezes requer pedir perdão por algo ruim que fizemos.

Mas, cá entre nós, pedir perdão, às vezes, pode ser bem complicado; dependendo da situação e da pessoa, então…

Quero compartilhar uma tática que pode ser bastante eficaz e mais fácil de executar. Eu a uso sempre e costuma ter bons resultados. Ela funciona assim:

Em vez de pedir perdão, você vai agradecer!

“Como assim, Wayne?”

Vou explicar com exemplos!

1 – Você chega atrasado. Em vez de pedir desculpas e ficar se justificando, dizendo que o trânsito estava ruim, que perdeu a hora, alguém te atrasou, blá, blá, blá…. diga:

Muito obrigado por me esperar. O que posso fazer para agilizar agora? ( E pronto! Não precisa justificar e tecer aquela ladainha que costumamos falar).

2 – Você disse algo que deixou a outra pessoa triste? Diga:

Obrigado por entender que às vezes falo o que você não merece ouvir. Serei mais atento. (e só!).

3 – Se esqueceu de fazer algo prometido:

Obrigado pela paciência, vou buscar agora.

4 – Discutiu com o cunhado, a sogra, o genro, o irmão… e deixaram de conversar por um tempo:

Fico muito grato por se importar com meus filhos, por ser uma pessoa atenciosa, pelo respeito com os meu pais…

Encontre algo de bom naquela pessoa (acredite, todos têm!) e agradeça; simplesmente, agradeça.

Use a criatividade!

Claro que pedir perdão é uma atitude nobre e deve ser feito sempre que julgar importante, mas há pessoas que pedem tantas desculpas e se justificam tanto, que a atitude em si deixa de ter valor. Sem contar o tempo enorme que gastam contando detalhes das inúmeras desculpas…

Então, aprenda a agradecer e fuja do justificar-se.

Atitudes simples como essa demonstram que você se importa, mostra sua autoconfiança, seu respeito pelos outros e vão despertar a admiração deles por você.

Mas, claro, aprenda a perdoar, senão não será capaz de agradecer de coração.

Aproveite a época favorável e reate seus relacionamentos, especialmente com as pessoas da sua família.

Sabe por quê?

A nossa família é o maior tesouro que temos! Na hora das dificuldades, o que vai valer na realidade é a sua família, por mais difícil que seja o relacionamento entre vocês.

Se ainda não tem orgulho da união da sua família, que você seja a luz a despertar o carinho e bom relacionamento entre todos.

Wayne Valim

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Quer ser promovido? Então fale

Expressar sua ambição pode fazer toda a diferença

Parece óbvio que todos querem uma promoção no trabalho, não é mesmo? Não. Em artigo publicado no Harvard Business Review, Sabina Nawaz, que trabalha com treinamento de CEOs, é categórica ao afirmar: quer ser promovido? Faça com que seus superiores saibam disso.

Ela conta que, em uma empresa listada na Fortune 100, haviam dois gerentes que trabalhavam duro e entregavam bons resultados. Ambos desejavam uma promoção para o cargo de vice-presidente da empresa. A diferença, contudo, foi que um deles, quando participou de um encontro com os altos executivos da empresa, dois anos antes, havia perguntado ao CEO e ao CMO da companhia: “o que devo fazer para me preparar para me tornar vice-presidente um dia?”.

“Mais tarde, o CEO, os demais executivos e eu sentamos para discutir o desempenho dos participantes. Quando falamos sobre ele, o CEO riu e disse ‘foi engraçado, ele me perguntou o que deveria fazer para se tornar vice-presidente – ele acabou de se tornar gerente e está pensando em ser vice-presidente’”, contou Sabina. Os comentários dos executivos indicavam que todos gostavam daquele gerente, ele tinha obtido bons resultados e sua equipe gostava dele – mas todos concordavam que era cedo para ele perguntar o que fazer para se tornar vice-presidente. Dois anos depois, no entanto, ele foi escolhido como vice-presidente da companhia.

Ao perguntar o que deveria fazer para ser promovido, ele indicou aos líderes – aqueles que estariam discutindo o futuro de sua carreira – quais eram seus interesses. “Os dois gerentes tinham trabalhado, provaram suas capacidades e entregaram resultados bons. A diferença entre os dois é que um deles nunca perguntou aos chefes o que ele precisaria para ser promovido”, explica Sabina.

Nem todos os trabalhadores querem necessariamente uma promoção. “Algumas pessoas estão felizes com o cargo que ocupam e fazem um bom trabalho porque não querem a pressão adicional de ter um cargo superior. Outros, ainda, podem querer um crescimento mais lento”, diz ela.

Os chefes não saberão qual é o seu caso se você não falar a eles. Ao pensar em planos de sucessão, o melhor cenário para eles é ter uma “lista de espera” de executivos que querem uma promoção. Para Sabina, um executivo “saber que você produz ótimos resultados e tem a ambição de avançar é a combinação poderosa que eles estão procurando, e isso os deixa mais inclinados a investir em você”.

“CEOs, conselhos e líderes em geral querem assegurar que têm um banco para cobrir possíveis saídas de executivos”, diz Blake Irving, CEO do grupo GoDaddy. “Mesmo que eu acredite que os executivos devam estar focados em fazer um ótimo trabalho no cargo que ocupam, acho que eles também devem fazer com que os líderes da empresa saibam que eles estão dispostos a assumir mais responsabilidades. Não acredito em autopromoção, mas acho que você deveria fazer seu chefe saber que você está pronto para algo maior”, afirma.

O que te impede de pedir uma promoção?, analisa Sabina. “Talvez você ache que os outros vão pensar que você é muito ambicioso, agressivo. Mas a verdade é que se corre esse risco quando você trabalha muito para se vender aos líderes da empresa e diz porque acha que deveria ser promovido. Mas simplesmente perguntar e reiterar seu interesse de forma consistente mostra o seu foco na empresa”, diz ela.

Então, o que fazer para começar a tornar conhecida a sua ambição de uma promoção? Em primeiro lugar, diz Sabina, quando você pedir feedbacks, pergunte se você está adequado para o cargo cobiçado. Comunique seu plano claramente, para que seu gestor saiba sua estratégia. Depois, explique a experiência que você está tentando construir para que aqueles que tomam as decisões considerem você para uma gama mais ampla de posições.

“Os executivos das empresas querem pessoas que queiram liderar. Subir na carreira não é apenas um privilégio, é também uma responsabilidade. Indique que você está disposto a arcar com todos os desafios que vêm com a promoção”, diz Sabina.

Artigo extraído e adaptado de Época Negócios.

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