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Dicas, novidades e curiosidades

Como manter a mente aberta e a esperança ativa

Nesta semana, vivenciei uma experiência que mexeu muito comigo, me trazendo valores inesquecíveis, então, gostaria de compartilhá-la com você.

Conheci uma pessoa fantástica, Jasna (“Iasna”), professora de uma escola infantil na Sérvia, dona de uma simpatia ímpar e uma cultura incrível, fala 5 idiomas e saiu do seu país em busca de oportunidades, por falta de condições de trabalho em sua terra.

Assim que nos encontramos, ela me perguntou de onde eu era e veja o que ela disse, quando falei que era brasileira:

-“Eu logo vi que você é diferente!”
-“Diferente?!”, pensei.
-“Sim, o sorriso, a disposição, a forma de se expressar, características marcantes dos brasileiros”.
-“Hum, nada mal”, refleti… (rs)
Ela completou: “Eu ensinei aos meus alunos a serem assim, que eles se sintam interessados por outras culturas, pelas histórias de outros povos, que estejam prontos para o aprendizado sempre…”

Vindo de uma pessoa de vasta cultura e que vivenciou tantas dificuldades em seu país, me senti honrada por representar as características do povo brasileiro e por ter demonstrado algumas atitudes que considero importantes.

O ponto principal aqui não é minhas características pessoais, mas a história de Jasna, que uso para fundamentar a minha dica de hoje, que, aliás, é muito simples, mas de um poder fantástico:

Não importa o quão difícil estejam as coisas, o quanto o nosso desafio seja gigantesco, nem mesmo o medo que sentimos: mantenhamos a nossa mente sempre aberta para novos aprendizados, vamos nos dispor a conhecer a história das pessoas com que nos relacionamos, conhecer a origem da empresa onde trabalhamos, outras áreas da companhia, o perfil dos nossos clientes, o produto que representamos. E, acima de tudo, vamos demonstrar a nossa capacidade de manter a esperança ativa, aquela que acredita em dias melhores e que não fica esperando acontecer, mas, repleta de atitudes corajosas.

Você verá que muitas oportunidades se abrirão e uma delas pode ser a sua chance de ouro.
Há um universo de possibilidades a sua frente, esperando apenas que você dê o primeiro passo.

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Wayniere Valim
Coach – Ways up Founder

Chega de procrastinar: 5 táticas infalíveis!

“Naquela manhã de sábado, eu havia acordado bem disposta e decidida a começar a treinar na academia! Eu andava meio insatisfeita com o meu condicionamento físico e precisava tomar uma atitude. Como o tempo estava se fechando e a chuva cairia logo, resolvi deixar para segunda… Resultado? Isso aconteceu há dois meses e ainda nem fiz a minha matrícula…”

Essa história lhe parece familiar?

Então, não acontece só com você, acredite! A maioria das pessoas, de certa forma, costuma adiar alguma atividade importante ou deixá-la para a última hora, ou seja, procrastinar, especialmente com tantas distrações nos dias atuais.

Esse comportamento, porém, pode tornar-se um hábito e minar a sua produtividade, fazendo com que comece a adiar tudo aquilo que inicia. Isso gera uma enorme insatisfação pessoal, além dos sentimentos de impotência e incapacidade.

Pois bem, se isso incomoda você e se quer tomar alguma ação para trazer de volta a sua capacidade de realização, pegue a lista dos seus projetos/tarefas que há algum tempo deseja realizar e siga estas dicas valiosas:

#1. Escolha um item da lista, o que julgar mais importante neste momento, analise-o com cuidado e faça algumas perguntas: “O quanto esse projeto/tarefa é importante para mim?” “É compatível com a minha realidade? O resultado me motiva?”

#2. Identifique os benefícios tangíveis e psicológicos (intangíveis), aqueles que geram sentimentos e sensações. No caso acima, fazer exercícios físicos fará com que eu me sinta mais disposta, reduza algumas medidas (tangíveis), aumente minha autoestima, tenha reconhecimento dos outros, me traga mais felicidade (intangíveisl)… Deixe a imaginação fluir e perceba essas sensações.

#3. Um passo de cada vez. Quebre esse item/projeto em várias tarefas pequenas e defina a primeira ação: No caso do nosso exemplo: “I. Efetuar matrícula na academia; II Montar treino; III…”. Marque tudo na agenda, com dia e horário definidos. Não se esqueça de configurar algum tipo de alerta ou lembrete, fita amarrada ao dedo, post-it na geladeira… vale tudo! Isso gera comprometimento. Grandes tarefas são intimidadoras, pequenas tarefas não nos assustam tanto!

#4. Crie colaboração. Escolha uma pessoa que seja sua referência em disciplina e a comunique, dizendo que você tomou uma decisão importante, mas que precisa de ajuda. Essa pessoa deverá ajuda-lo a checar se a ação foi concluída no dia e hora pré-definidos. Isso o deixará mais determinado. Afinal, não vai querer decepcionar alguém que você admira…

#5. Comemore e se recompense. Depois de executar as tarefas, marque-as como concluídas, risque-as, com prazer, em cores bem fortes. Receba o próprio reconhecimento, comemore cada ação executada e se recompense fazendo alguns mimos, como ouvir uma música favorita, bater um papo com um amigo, assistir a um vídeo interessante, enfim, o que você perceber como um prêmio. Em último caso, até uma barra “pequena” de chocolate está valendo… (risos)

Pronto! Agora é definir as próximas ações, marcar na agenda e realizar cada passo em direção à meta traçada.

Faça o mesmo exercício com outros projetos ou tarefas da sua lista. Caso identifique algum que não seja realista no momento, transfira-o para a lista de desejos para se fazer em outra oportunidade.

Trazer ações como essas para o seu dia a dia, realizar cada etapa da sua meta e perceber os benefícios atingidos tornarão os seus projetos de vida mais realistas e provocarão uma enorme satisfação pessoal pelos resultados alcançados.

Desejo muitas realizações para você, com foco, disciplina e muitas recompensas!!!

PS. 1 – A fala no início da nossa newsletter é de uma coachee (cliente) da Ways up. Veja o resultado após o Coaching:
“…Inseri na minha rotina a prática de exercícios e uma alimentação equilibrada. Isso nunca conseguira fazer antes com tamanha disciplina e naturalidade. Eu não acreditava que era possível aderir à correria diária alguma preocupação com minha saúde…”

PS. 2 – Quer conhecer outros depoimentos? Acesse: www.waysup.com.br/depoimentos/

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Wayniere Valim
Coach – Ways up Founder

 

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5 maneiras de matar os seus sonhos

Quando traçamos algum objetivo em nossas vidas e decidimos ir ao seu encontro, criamos expectativas fantásticas, imaginamos o sucesso, vislumbramos as consequências dessa conquista, somos capazes até mesmo de perceber as sensações advindas do prazer da realização.

Esses sentimentos e imaginações são de grande valor, porque nos enchem de coragem para seguir em frente. Porém, é também importante perceber os motivos que tantas pessoas sonham e não conseguem realizar os seus projetos, o que, infelizmente, é muito comum.

É possível extrair desses “fracassos” algum aprendizado. Afinal, eu não preciso aprender apenas com os meus próprios erros, posso buscar experiências de outros que me mostrarão o que não deve ser feito para que meus projetos, meus sonhos e metas sejam alcançados.

A Bel Pesce, jovem escritora e empresária, reuniu com muita propriedade, cinco maneiras de matar os sonhos em um talk no TED, que achei fantástico:

1 – Acredite no sucesso da noite para o dia

2 – Acredite que alguém tem as respostas para você

3 – Decida se acomodar quando o crescimento estiver garantido

4 – Acredite que a culpa é de outra pessoa

5 – Acredite que somente os objetivos em si são importantes

Assista ao vídeo! Vale a pena:

 

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Wayniere Valim
Coach – Ways up Founder

Como estabelecer a empatia e desenvolver relacionamentos

Já passou por alguma situação em que você decide se abrir com alguém sobre um problema ou dificuldade pessoal e subitamente ouve: “E eu, então! Tenho o mesmo problema…” ou “Ah! Já passei por isso muitas vezes…”?

Tive essa experiência e, confesso, não foi nada agradável… Senti-me desencorajada a continuar falando…

Talvez essa não seja a melhor forma de dizer que o problema seja de fácil solução, ou até mesmo, um contratempo comum. Reações como essa acabam distanciando as pessoas, além de transparecerem um certo ar de indiferença.

Analise agora a situação oposta, em que você é o ouvinte: consegue doar sua atenção ao outro? Como costuma se portar quando alguém chega até você para relatar uma situação difícil?

Bem, desenvolver a empatia e aprimorar relacionamentos no trabalho, na escola ou na família requer atenção e cuidado com o nosso comportamento.

Para mim, uma das habilidades mais adequadas nesse tipo de diálogo é ser um bom ouvinte: escutar atentamente, sem interromper quem está falando, sem julgar, sem colocar os seus valores e crenças ou adiantar sua expectativa.

Demonstre que está de fato presente e atento ao que ouve. Olhe nos olhos, acene positivamente com a cabeça, diga palavras como: “entendo”, “certo”, “sei”, confirmando sua atenção na conversa.

Se você quiser aproveitar esse momento para criar uma conexão ainda maior, pode fazer algumas perguntas poderosas, do tipo:

− Mas, quais riscos você tem medo de enfrentar?
− O que eu posso fazer por você?
− Você já pensou em alguma solução?
− Que outras situações semelhantes você já vivenciou que podem trazer alguma sugestão para este momento?

Ao ouvir atentamente e ser receptivo de forma incondicional, estará colocando em prática a sua empatia e, através de simples perguntas, estará direcionando o outro na busca da solução, com mais otimismo e disposição. Você perceberá que os seus relacionamentos serão mais intensos e terá excelentes oportunidades de contribuir com as pessoas ao seu redor.

Falando nisso… E eu, então, o que posso fazer por você?

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5 dicas para um dia mais produtivo e feliz!

Você tem o hábito de se preocupar com a sua produtividade? Quer  aprender mais, entregar melhores resultados e contribuir mais efetivamente com as pessoas ao seu redor, mas já se sente com uma enorme sobrecarga de trabalho e de atividades?

Se a sua resposta é sim, esta mensagem é dirigida a você!

Eu acredito que um dos grandes segredos para que o seu dia seja produtivo e mais feliz é o estado de ânimo com o qual você se levanta. Sei que você carrega pesadas responsabilidades no trabalho, na escola, na família e essa carga, por vezes, pesam nos ombros, não é mesmo?

Nesse caso, é comum sentir um cansaço logo ao se levantar. Sabe por quê? Porque um dos primeiros pensamentos que surgem é o quão difícil será o seu dia.  Pensamentos como: “Nossa! Vou pegar aquele trânsito”, “Hoje é dia de enfrentar o chefe”, “Aquele projeto não dará certo” … e assim vai.

Tente experimentar algo diferente:

1 – Treine o seu pensamento; sim, treine, porque se quisermos ser bons no que fazemos, temos que treinar bastante!
O seu primeiro pensamento será de gratidão: pela vida, pela escola, trabalho, amigos, pelas coisas simples que a vida lhe oferece. Enfim, escolha diariamente algo ou alguém para agradecer e pense positivamente sobre as suas atividades do dia. Pronto? Então, vamos para o próximo passo.

2 – Distribua sorrisos por onde passar e experimente um “bom dia” sonoro. A sua simpatia vai conquistar as pessoas ao seu redor.  E o que é melhor, você receberá muitos sorrisos de volta!

3 – Defina a sua meta do dia: Escreva: Minha meta hoje é ________________________ (aprender tal coisa, conquistar a simpatia de alguém, vender mais X%…)

4 – Dedique os seus primeiros minutos de trabalho para planejar o seu dia, sempre se lembrando da sua meta. Você pode fazer isso no caminho para o trabalho, ou antes de sair de casa, ou quando chegar no trabalho.
Mas, por favor, não registre esse planejamento só em sua mente. Escreva de alguma forma, no computador, no celular, em bloco de notas, onde preferir, mas deixe essas anotações visíveis para você todo o dia.

5 – Coloque os seus compromissos na sua agenda, com alertas que irão lembrar você  com a antecedência necessária. O simples ato de registrar na agenda já fará uma grande diferença para a escolha de suas ações diárias.

Costumo dizer aos meus coachees (clientes) que a mente é lugar apenas para inovações e criatividade. Teve uma grande ideia,  registre; busca a solução de um problema, escreva as opções que surgirem; precisa tomar uma decisão, anote todos os pontos de ganho e de perda de cada escolha possível. Assim, suas decisões serão mais racionais e conscientes.

Se logo pela manhã você já exercita sua produtividade interior, com pensamentos positivos e sorrisos, o trânsito, o chefe e o projeto serão encarados com menor peso e seu dia será certamente mais agradável e feliz.

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Profissão, uma difícil escolha: balé (Bolshoi) X engenharia (MIT)

“A vida é feita de escolhas!”. Quem nunca ouviu esta frase? Certamente, fazemos escolhas todos os dias de nossas vidas. Algumas são complexas de se fazer, outras, apesar de bem simples, pode ter um grande impacto nas áreas da vida, como por exemplo, escolher estar de bem com a vida logo que se levanta e poder espalhar uma bela energia a todos que se relacionar ou se sentir irritado logo ao acordar e encarar o dia mal-humorado.

Mas, algumas escolhas são realmente muito difíceis de se fazer e nem sempre a opção selecionada é a mais acertada, às vezes, até bem amarga, não é?

A escolha da profissão, para muitos estudantes, está entre essas difíceis seleções. Afinal, lidar diariamente com atividades não prazerosas e ainda distante do seu propósito de vida trará frustração e infelicidade.

Conheça e se inspire na história da jovem Luana Lopes, uma estudante diante de um momento decisivo na sua vida, aos 17 anos de idade: continuar no balé e se tornar bailarina profissional ou cursar engenharia no MIT, Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, onde ela mesma buscou a oportunidade.

Percebe-se que as oportunidades foram frutos da sua determinação, apoio dos pais e muita disciplina. O bom desempenho escolar da jovem foi resultado de pouquíssimas horas de sono. “Meus pais ficavam super preocupados. Me mandavam dormir”, conta.

Acompanhe na íntegra a história da Luana Lopes:
http://educacao.uol.com.br/noticias/2014/03/20/bailarina-brasileira-desiste-do-bolshoi-para-fazer-engenharia-no-mit.htm
http://www.estudarfora.org.br/luana-lopes-do-bale-bolshoi-ao-mit/

E você? Já tomou a sua decisão?

O autoconhecimento, a identificação dos valores de vida e o conhecimento sobre as opções profissionais são a chave para a sua tomada de decisão certeira!

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Equilíbrio trabalho-vida pessoal. É possível?

Quando ouvimos uma mulher bem sucedida profissionalmente falar com tranquilidade sobre o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal, nos causa uma certa curiosidade. Afinal, é mesmo possível atingir o meio da balança?
Adorei a forma com que a Randi Zuckerberg, editora-chefe do site Dot Complicated e mãe orgulhosa, encontrou para lidar melhor com essa relação trabalho-vida pessoal.
Nessa entrevista concedida ao The Huffington Post, ela conta como consegue lidar melhor com a “culpa de mãe”.
Apesar de viajar constantemente e trabalhar arduamente, ela consegue manter uma boa relação com o trabalho e a família, através da parceria com o marido, auxílio de pessoas de confiança, dedicação de um tempo de qualidade aos filhos e até o uso da tecnologia para um jantar em família quando está distante.
E ela ainda dá dicas de como desestressar, correr, meditar e demonstrar gratidão.
Vale a pena ler a entrevista na íntegra: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-randi-zuckerberg-equilibra-trabalho-e-vida-pessoal
E você, como lida com essa relação? Consegue se sentir confortável com o tempo que dedica a todas as áreas da sua vida? Como anda a sua cobrança interna?
É fundamental entender que não existem receitas prontas. Analisar a sua rotina de trabalho, identificar pessoas que possam auxiliar em suas responsabilidades e fazer boas escolhas diárias, considerando os seus valores de vida, tudo isso auxilia você se sentir mais leve e confortável. Encontre uma solução personalizada, adequada a você. O Coaching possui técnicas fantásticas para esse fim! Pense nisso!
E lembre-se: busque sempre a companhia de pessoas que apóiem você em suas decisões e projetos!

Geração Y e suas metas de carreira preciosas

A eterna busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e profissional aparece no topo do ranking das metas preciosas dos jovens profissionais, como mostra o recente artigo da Exame – http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/as-metas-de-carreira-preciosas-para-a-geracao-y-no-brasil
O desejo constante da superação e a busca da melhoria contínua acabam sobrecarregando os profissionais dos diversos segmentos de trabalho. Desta forma, nem sempre é possível manter o equilíbrio perfeito entre as atividades profissionais e pessoais, fazendo com que haja constantemente uma cobrança interna e, muitas vezes, gerando grande ansiedade.
Tomar consciência das próprias expectativas e dos valores que regem suas áreas da vida é o primeiro passo para trazer a estratégia ideal que irá nortear a sua carreira e a sua caminhada rumo ao seu propósito de vida, aliás,”dedicar-se a uma causa ou servir a um bem maior” se apresenta pela Geração Y, como uma das cinco metas principais, na maioria das áreas profissionais, como também aponta a matéria da Exame.
Com satisfação, tenho acompanhado a evolução de muitos jovens profissionais que, através da conscientização dos seus dons, habilidades e recursos naturais, identificam o seu propósito de vida, e, consequentemente, se aproximam do equilíbrio entre suas áreas da vida, em direção à realização plena.

5 táticas para ter mais resiliência no trabalho

Como anda a sua resiliência? Este importante conceito emprestado da física tem sido um dos mais citados entre os profissionais que buscam desenvolver novas habilidades e competências.

Veja neste artigo da Exame, as 5 táticas para desenvolver a resiliência no seu dia a dia.
Autoconhecimento, foco na solução e não no problema e visão no futuro são fundamentais para esse desenvolvimento.

http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/5-taticas-para-ter-mais-resiliencia-no-trabalho

O tribunal Internet – Preserve a sua carreira e a sua imagem

A Internet passou a ser o grande tribunal de todos nós. O menor deslize de comportamento nas redes sociais e poderá surgir um novo réu a ser condenado eternamente. Essa é a realidade de muitos, como demonstra o artigo da UOL http://tab.uol.com.br/humilhar-internet/.

Qualquer um pode ter a carreira destruída em algumas horas, caso não tome os devidos cuidados com um simples clique ou comentário “inocente”. Lembre-se, não há limites para a grande rede Internet, mesmo quando a conversa for privativa. Qualquer ação poderá se tornar pública.

Antes de compartilhar, curtir, comentar, considere os seus valores humanos e seus princípios básicos de respeito ao outro e a si mesmo. Pense sobre a imagem que deseja transmitir sobre você em todas as áreas da sua vida; o que o seu chefe ou cliente ou mesmo o seu próprio filho(a) pensará ao tomar conhecimento. Do “outro lado” pode estar um deles.

Aquela foto do final de semana, um comentário preconceituoso ou ainda um vídeo constrangendo alguém e tudo pode desmoronar-se.

O artigo da UOL apresenta alguns casos de carreiras brilhantes destruídas após algum deslize na grande rede. Vale a pena ler! 😉
http://tab.uol.com.br/humilhar-internet/

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