Chega de procrastinar: 5 táticas infalíveis!

“Naquela manhã de sábado, eu havia acordado bem disposta e decidida a começar a treinar na academia! Eu andava meio insatisfeita com o meu condicionamento físico e precisava tomar uma atitude. Como o tempo estava se fechando e a chuva cairia logo, resolvi deixar para segunda… Resultado? Isso aconteceu há dois meses e ainda nem fiz a minha matrícula…”

Essa história lhe parece familiar?

Então, não acontece só com você, acredite! A maioria das pessoas, de certa forma, costuma adiar alguma atividade importante ou deixá-la para a última hora, ou seja, procrastinar, especialmente com tantas distrações nos dias atuais.

Esse comportamento, porém, pode tornar-se um hábito e minar a sua produtividade, fazendo com que comece a adiar tudo aquilo que inicia. Isso gera uma enorme insatisfação pessoal, além dos sentimentos de impotência e incapacidade.

Pois bem, se isso incomoda você e se quer tomar alguma ação para trazer de volta a sua capacidade de realização, pegue a lista dos seus projetos/tarefas que há algum tempo deseja realizar e siga estas dicas valiosas:

#1. Escolha um item da lista, o que julgar mais importante neste momento, analise-o com cuidado e faça algumas perguntas: “O quanto esse projeto/tarefa é importante para mim?” “É compatível com a minha realidade? O resultado me motiva?”

#2. Identifique os benefícios tangíveis e psicológicos (intangíveis), aqueles que geram sentimentos e sensações. No caso acima, fazer exercícios físicos fará com que eu me sinta mais disposta, reduza algumas medidas (tangíveis), aumente minha autoestima, tenha reconhecimento dos outros, me traga mais felicidade (intangíveisl)… Deixe a imaginação fluir e perceba essas sensações.

#3. Um passo de cada vez. Quebre esse item/projeto em várias tarefas pequenas e defina a primeira ação: No caso do nosso exemplo: “I. Efetuar matrícula na academia; II Montar treino; III…”. Marque tudo na agenda, com dia e horário definidos. Não se esqueça de configurar algum tipo de alerta ou lembrete, fita amarrada ao dedo, post-it na geladeira… vale tudo! Isso gera comprometimento. Grandes tarefas são intimidadoras, pequenas tarefas não nos assustam tanto!

#4. Crie colaboração. Escolha uma pessoa que seja sua referência em disciplina e a comunique, dizendo que você tomou uma decisão importante, mas que precisa de ajuda. Essa pessoa deverá ajuda-lo a checar se a ação foi concluída no dia e hora pré-definidos. Isso o deixará mais determinado. Afinal, não vai querer decepcionar alguém que você admira…

#5. Comemore e se recompense. Depois de executar as tarefas, marque-as como concluídas, risque-as, com prazer, em cores bem fortes. Receba o próprio reconhecimento, comemore cada ação executada e se recompense fazendo alguns mimos, como ouvir uma música favorita, bater um papo com um amigo, assistir a um vídeo interessante, enfim, o que você perceber como um prêmio. Em último caso, até uma barra “pequena” de chocolate está valendo… (risos)

Pronto! Agora é definir as próximas ações, marcar na agenda e realizar cada passo em direção à meta traçada.

Faça o mesmo exercício com outros projetos ou tarefas da sua lista. Caso identifique algum que não seja realista no momento, transfira-o para a lista de desejos para se fazer em outra oportunidade.

Trazer ações como essas para o seu dia a dia, realizar cada etapa da sua meta e perceber os benefícios atingidos tornarão os seus projetos de vida mais realistas e provocarão uma enorme satisfação pessoal pelos resultados alcançados.

Desejo muitas realizações para você, com foco, disciplina e muitas recompensas!!!

PS. 1 – A fala no início da nossa newsletter é de uma coachee (cliente) da Ways up. Veja o resultado após o Coaching:
“…Inseri na minha rotina a prática de exercícios e uma alimentação equilibrada. Isso nunca conseguira fazer antes com tamanha disciplina e naturalidade. Eu não acreditava que era possível aderir à correria diária alguma preocupação com minha saúde…”

PS. 2 – Quer conhecer outros depoimentos? Acesse: www.waysup.com.br/depoimentos/

wayniere - Blog
Wayniere Valim
Coach – Ways up Founder

 

_____________________________

Conteúdo relacionado:
13 maus hábitos que o impedem de ser produtivo
Curta nossas redes sociais:
facebook2unnamedunnamednewsroom-linedin-logoSnapchat-logo-vector

Conteúdo Relacionado