Como receber reconhecimento pelo seu valor

Se você não comunicar a qualidade de seu trabalho e o valor de suas realizações — especialmente para as pessoas hierarquicamente acima de você —, pode estar passando uma mensagem equivocada de que não possui confiança em suas habilidades ou que não tem certeza se deseja a ascensão na organização.

Há muitos profissionais altamente competentes, que desempenham um ótimo trabalho, mas não conseguem reivindicar seus direitos e conquistas. Trata-se de um comportamento mais comum entre as mulheres.

Muitos resistem em chamar a atenção para suas realizações e sucessos e há, ainda, quem ache difícil até mesmo aceitar elogios ou que a atenção esteja voltada para si.

Em meu trabalho como Mentora de Liderança me deparo com profissionais brilhantes e muitos não querem parecer que estão se autopromovendo.

Quando pergunto o que os impede de falar sobre seu valor e realizações, recebo respostas do tipo:

  • “Meu chefe deve perceber o meu valor, não faz parte da função dele?”
  • “Não quero ser como aquelas pessoas que se julgam estrelas e ficam jogando confete sobre si o tempo todo. Detesto isso.” (eu também…rs)
  • “Não sou eu que devo falar, é papel do meu chefe saber, ué!”

Seja qual for o caso, esse tipo de pensamento prejudica muito o profissional, porque avançar na carreira, especialmente para cargos de liderança, exige ousadia e coragem.

A dica para driblar esse hábito é incentivar você a pensar em seu valor para a organização, na importância do seu sucesso e quais benefícios pode oferecer se alcançar posições mais altas de influência e impacto.

Por isso, é fundamental buscar o autoconhecimento. Se não sabe dar nome às suas habilidades e competências, como vai poder falar sobre elas?

Outro ponto, seu gestor não lê seus e-mails, não participa das mesmas reuniões que você, nem tão pouco sabe das suas habilidades em conquistar clientes, resolver problemas complexos, motivar a equipe….

Nunca devemos ter a presunção de que estamos sendo notados o tempo todo.

Se você quer mesmo ascender na carreira, receber reconhecimento por seus resultados, ter indicação para oportunidades dentro da empresa, é preciso ultrapassar essa barreira e começar a demonstrar o seu valor.

Lembre-se, sempre com ousadia, mas sutileza e humildade.

O que você fará HOJE para demonstrar o seu valor para seu chefe?

Que tal começar a treinar imediatamente?

 

Autora: Wayne Valim

Especialista em Comportamento, Inteligência Emocional e Liderança

 

Gostou? Compartilhe:

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:

 

Conteúdo Relacionado