Como ser disciplinado

Você é do tipo que começa a se exercitar na segunda e na quarta já está desanimado? Ou então começa um novo projeto e para na metade? Então, o que está faltando em você é disciplina para completar suas tarefas.

Este artigo fala sobre Disciplina, explica sobre sua importância e ainda oferece várias dicas para que você se torne uma pessoa disciplinada e complete todas as tarefas importantes do seu dia a dia.

Seja disciplinado e leia o artigo todo 🙂 e, quem sabe, você não se torne uma pessoa mais disciplinada. Boa leitura.

O que é ser disciplinado?

“Impor a disciplina a si mesmo é uma das grandes vitórias do homem, contra si mesmo.” (Textos Judaicos)

A maioria das pessoas confunde disciplina com força de vontade ou procrastinação. Porém, essas são coisas bem diferentes. Mas, ainda assim, definir disciplina é muito complicado. A melhor definição até hoje foi dada pelo autor Brian Tracy:

“Ser disciplinado é fazer aquilo que você não quer fazer, porque sabe que é importante fazer.”

Com certeza, você deve estar pensando agora, mas como assim fazer coisas que não quero fazer? Todas as atividades que trazem benefício à vida são as mais difíceis de fazer, pense sobre exercícios ou estudar, ambas são atividades que muitos não gostam de fazer, porém são importantes.

Ser disciplinado significa trocar o prazer do agora por uma recompensa futura. Por exemplo, trocar o prazer de um delicioso sorvete agora, pela alegria da saúde e de um corpo desejado após completar atividades físicas, ou o prazer de horas navegando na internet pelo prazer de conquistar o emprego dos sonhos.

Porque é importante ser disciplinado?

Tudo na vida que trará resultados e sucesso duradouro exige muito esforço e trabalho. Nada vem fácil, é preciso pagar o preço pelas coisas que você deseja, por isso é importante ter disciplina, para atingir seus objetivos e metas.

Você acha que as pessoas de sucesso que você admira passam o dia todo assistindo televisão ou navegando nas redes sociais? Não! Elas trabalham. Disciplina é isso, é você ter consciência do que está fazendo, e pensar que essa ação lhe trará resultados duradouros no futuro.

Todas as pessoas que tiveram sucesso financeiro ou são admirados e respeitados, cultivam o hábito da disciplina. Essas pessoas se concentram em realizar atividades que trazem algum valor em suas vidas, ao contrário das outras que apenas jogam seu tempo fora.

Mas porque a maioria das pessoas não são disciplinadas?

“Quem rejeita a disciplina odeia-se a si mesmo.” (Provérbios 15,32)

A verdade é que a maioria das pessoas evitam o esforço e procuram o lucro ou sucesso rápido, elas não têm disciplina para se manterem firmes até conquistarem o que desejam, preferem algo para agora.

São poucas as pessoas que estão interessadas em serem disciplinadas. Afinal, fazer coisas fáceis é uma ação condicionada pelo cérebro que procura o tempo todo poupar esforços para armazenar energia. O problema é que isso gera um fracasso a longo prazo.

 1 – Se você estivesse no meio de um trabalho, você iria tomar um café com um amigo ou terminaria primeiro seu trabalho?

  • Pessoas que são mais focadas no prazer preferem fugir de atividades desagradáveis para que possam desfrutar de minutos de prazer.
  • Pessoas que são mais focadas na dor tendem a fazer as atividades porque eles temem as consequências de não fazer.

2 – Em suas refeições, você come seus alimentos preferidos primeiro ou apenas come sem se preocupar em escolher?

  • Pessoas focadas no prazer preferem comer os alimentos mais saborosos primeiro. Eles até comeriam a sobremesa antes da refeição.
  • Pessoas focadas na dor tendem a deixar os alimentos preferidos por último, comendo o que menos gostam primeiro.

3 – Você trabalha em algo somente quando percebe que já não tem mais tempo para fazer ou gosta de iniciar suas coisas com antecedência?

  • Pessoas focadas no prazer atrasam para realizar uma atividade, mas estão mais focados no prazer de terminar o trabalho logo.
  • Pessoas focadas na dor esperam para fazer algo até que a dor se torne muito grande, é quando eles resolvem partir para a ação.

 As bases para desenvolver a disciplina

“A disciplina é a mãe do êxito.” (Ésquilo)

Passo 1: Determinar objetivos.

Objetivos são formas de você ver um quadro futuro ou aonde você quer chegar. Se você não tiver objetivos definidos, sua vida fica automática, você não sabe onde está indo e, se isso acontece, não é preciso ser disciplinado. Afinal, para quê sofrer estudando se você não sabe para quê está estudando?

Quando você cria objetivos, você passa a ter foco de onde quer chegar, a partir daí você sabe todos os passos necessários para alcançar o sucesso que você estabeleceu. Portanto, você passa a perceber que uma atividade é mais importante que a outra.

Passo 2: Determinar motivos.

Os motivos tornam seus objetivos reais. Você só considera um objetivo importante quando há algo que o motiva a concretizá-lo. É a pergunta que você faz a si mesmo “por que é importante para mim completar esse objetivo?” Essa pergunta também servirá como resposta todas as vezes que você estiver desanimado e trocando atividades importantes por outras insignificantes.

Passo 3: Identificar possíveis obstáculos.

Identificar obstáculos é a melhor maneira de você garantir sua disciplina. Uma vez que você tem seus objetivos e motivos definidos, você tem uma ideia de quais poderão ser seus possíveis obstáculos. A partir desse ponto você já estabelecerá formas de lidar com esses obstáculos, quando eles aparecerem você não se deixará vencer, apenas lidará da forma que você já previa. Veja alguns exemplos de obstáculos.

  • Amigos podem me convidar para sair e comer comidas calóricas.
  • Podem exigir uma qualificação que eu não tenho para exercer o cargo.
  • Posso reprovar na prova.

Passo 4: Foco!

O quarto e último passo é simples e o mais importante. O foco em seus objetivos é o que fará você decidir se irá gastar seu tempo à toa com uma atividade de gratificação a curto prazo ou investir seu tempo para uma gratificação a longo prazo. Quanto mais focado você estiver em seus objetivos e motivos, mais fácil você vencerá todos os obstáculos para se tornar uma pessoa disciplinada.

“Para cada esforço disciplinado, há uma retribuição múltipla” (Jim Rohn)

Concluindo…

Espero que a leitura deste artigo tenha lhe ajudado a modificar seus hábitos para se tornar uma pessoa mais disciplinada. Sabemos que a mudança não acontece da noite para o dia, mas se você for persistente, com certeza se tornará uma pessoa muito mais disciplinada.

Lembre-se, disciplina não é algo que nasce com você, ela é desenvolvida com a prática, portanto, pratique a disciplina realizando tarefas que lhe causam dor ou desconforto, isso vai fazer com que você saia da sua zona de conforto, quanto mais você fizer, mais fácil se tornará para você completar as atividades que deseja.

Artigo extraído e adaptado do site do Leandro Piccini >> Educador e estudioso da neurociência na educação e no desenvolvimento pessoal. Atualmente dedicado ao projeto Estudar e Aprender.

_____________________________

Conteúdo relacionado:
10 Dicas para cuidar do corpo e da mente

ht39mgadg3sa2dwzckoe

Especialista aponta cinco dicas para organizar melhor o tempo no trabalho

upload_5_13_2016_at_12_43_25_AM

E ai gostou? Então compartilhe esse artigo com um amigo. Obrigada! ;)

 

botão newsletter

 

Curta nossas redes sociais:

Conteúdo Relacionado