Meta SMART: entenda o que é na prática e como você pode implementar na sua empresa

Você já viu alguns exemplos de metas SMART? Bom, é que definir metas para uma empresa nunca é um caminho fácil, se não for feito com cuidado.

Muitas vezes, existe o risco de deixar algo importante de lado e focar em ações desnecessárias. Ter metas que cubram diversas áreas da empresa é quase sempre benéfico, mas há algumas desvantagens em ter metas em excesso.

A verdade é que elas são muitas vezes mal planejadas. Mesmo se você atingir seu objetivo, isso pode não fornecer algum benefício significativo para o negócio.

E como diria Peter Drucker:

“Não há nada mais inútil do que fazer bem feito algo que não precisava ser feito”

Outras vezes, as pessoas estabelecem metas que não são realizáveis. Embora elas possam inspirar uma pessoa e engajar colaboradores no começo, geralmente levam à frustração e ao desapontamento quando não são alcançadas.

É por isso que você precisa conhecer agora mesmo as metas SMART, uma metodologia para ser mais assertivo ao fazer essa definição de metas.

Confira agora alguns exemplos de metas SMART para aplicar o quanto antes na rotina das suas equipes de alta performance.

O que são metas SMART?

Na prática, as metas SMART podem ser definidas como a solução ideal para auxiliar pessoas, times e empresas a definirem aonde querem chegar.

Essas metas são definidas seguindo um padrão e com critérios específicos, que são facilmente lembrados usando a sigla SMART.

Cada letra representa uma palavra em inglês que deve fazer parte de cada meta, mas podemos facilmente traduzir para o português:

  • S – Specific (específico)
  • M – Measurable (mensurável)
  • A – Attainable (atingível)
  • R – Relevant (relevante)
  • T – Time based (temporal)

Definir metas SMART, que são sempre diferenciadas quando comparamos com as metas simples, vai ajudar a trazer o máximo de resultados para sua empresa e seus times. Mas como criar esse tipo de meta no seu dia a dia?

Como desenvolver as metas SMART?

Para trabalhar no desenvolvimento dessas metas, é preciso conhecer a fundo o significado por trás de cada uma das palavras relacionadas ao acrônimo SMART.

Fazendo isso, definir metas e objetivos SMART será cada vez mais simples. Tudo o que você precisa fazer é criar uma meta que atenda a cada um dos critérios que verá com detalhes a partir de agora.

S = Específico

Bons objetivos não podem ter duplo sentido. Por isso, para definir uma meta SMART, você precisa ter um objetivo claro e simples. Por exemplo, em vez de dizer “esse ano quero ter um corpo definido”, você poderia dizer “vou perder 10 quilos nos próximos 60 dias”.

Você pode ver como o exemplo é muito mais específico e, portanto, é um objetivo melhor? Com o tempo, nos acostumamos a criar metas abrangentes demais. Mas para ter resultados concretos, é importante ser cada vez mais específico.

M = Mensurável

Aqui o foco é entender que precisamos sempre definir metas mensuráveis, ou seja, que podem ser medidas. O acompanhamento de metas é uma parte importante da gestão de equipes e negócios.

Isso permite que você defina marcos que podem ser comemorados quando conseguir atingi-los e também reavaliar quando não foram alcançados. É fundamental ter sempre algum aspecto da sua meta que possa ser medido e avaliado de forma numérica.

A = Atingível

Muitas pessoas caem na armadilha de estabelecer metas impossíveis para si mesmas ou para suas equipes. Enquanto objetivos impossíveis podem empurrá-lo para a frente por um tempo, você certamente vai desistir deles em algum momento.

Em vez de impossíveis, seus objetivos devem ser desafiadores, mas sempre alcançáveis. Antes de definir uma meta, tenha certeza de que você ou seu time realmente tem a possibilidade de atingir.

R = Relevante

Nem todas as metas valem como as outras. A menos que seu objetivo seja relevante para o seu plano estratégico, alcançá-lo pode não significar nada.

Para garantir que sua meta seja relevante, certifique-se de que valha a pena, certifique-se de que alcançá-la proporcionará benefícios positivos à empresa e certifique-se de que essa meta esteja alinhada com as outras metas que o negócio tem.

T = Temporal

Boas metas precisam ter um tempo limite associada a elas. Por exemplo, em vez de dizer “quero começar a ler mais livros”, você poderia dizer “vou ler dois livros nos próximos três meses”.

A pessoa que estabeleceu a segunda meta estará mais motivada para ter sucesso, já que tem um tempo específico em mente para cumprir.

Perceba também como esse segunda meta se encaixa perfeitamente no padrão SMART! Além de ser temporal (T), ela é bem específica (S) e focada em um caminho, é mensurável (M) tanto em relação ao tempo como a quantidade, é facilmente atingível (A) e também relevante (R). Afinal, um bom livro pode ajudar qualquer pessoa.

6 Exemplos de metas SMART

Pensando na parte prática para escrever suas metas SMART, é uma boa ideia anotar cada um desses critérios e escrever uma frase ou duas sobre como seu objetivo se ajusta a cada um deles.

Se você puder escrever uma meta que atenda a cada um desses critérios, você terá uma meta SMART e uma mudança de atitude que vai ajudar muito mais do que uma meta padrão.

Vamos conferir agora 6 exemplos de metas SMART que podem servir de modelo para criar as suas:

  1. Contratar mais 5 pessoas para a área de vendas até dezembro deste ano;
  2. Diminuir em 50% os custos com aquisição de novos equipamentos em 6 meses;
  3. Duplicar o número de publicações no blog do site em 4 meses;
  4. Aumentar em 20% as vendas no mês de novembro em relação ao mesmo período do ano passado;
  5. Aumentar a avaliação média da empresa no Google em 30% nos próximos 3 meses;
  6. Investir 15% do lucro do semestre anterior em 4 treinamentos para os colaboradores nos próximos 2 meses.

Olhar cada um desses exemplos de metas SMART e analisar se cumprem com os critérios que definimos vai ajudar você a entender como desenvolver as suas próprias metas.

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Artigo extraído e adaptado de Siteware.

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