Motivação: guia para ampliar sua performance pessoal

Você sabia que a motivação é um dos processos cognitivos mais importantes para o seu sucesso?

A motivação é a força interna que te empurra na direção das suas metas, objetivos e sonhos!

Atualmente, ouvimos muito falar sobre motivação.

Ela está em todo lugar: profissionais motivados são mais visados no mercado de trabalho, líderes se preocupam cada vez mais em motivar seus liderados e você encontra diversos recursos como vídeos e livros voltados para a motivação pessoal.

Mas do que se trata, verdadeiramente a motivação, e como ela pode te ajudar? Apesar de tantos materiais feitos para motivar, essa pode ser uma tarefa difícil quando você não entende muito bem o que é motivação, e como ela é gerada em você.

O coaching trabalha muito com a motivação. Isso porque ela é parte essencial do processo de mudança, de avanço.

Sem motivação, não adianta ter o melhor plano do mundo: você não consegue lidar com os obstáculos que encontrará pelo caminho.

A motivação é capaz de inspirar, instigar o indivíduo a seguir em frente e persistir. Trata-se de uma força interna surpreendente, e acreditamos que para alcançar qualquer objetivo ela é fundamental.

O que é motivação?

A motivação, segundo a psicologia e outras ciências humanas, trata-se de uma condição do organismo que influencia a direção de um comportamento.

Ou seja, trata-se de uma força ou impulso que leva à ação, visando atingir um objetivo.

Esse processo envolve fenômenos biológicos, emocionais e sociais. Ele é responsável por iniciar, direcionar e manter comportamentos que levam ao cumprimento de metas e objetivos.

Portanto, a motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento humano.

Sem ela, cumprir as tarefas necessárias acaba sendo muito mais difícil, em especial quando nos deparamos com obstáculos e dificuldades.

Porque a motivação é importante?

Sem a motivação, é impossível atingir qualquer objetivo.

Por mais que se queira determinada carreira, formação ou conquista pessoal, sem a motivação não existe ação. E, como você certamente sabe, a ação é essencial: Não basta desejar, é preciso correr atrás.

Pessoas que aprendem como se automotivar enfrentam as dificuldades da vida com mais facilidade, e como consequência, conseguem chegar muito mais longe.

Por isso, o coaching considera importantíssimo o autoconhecimento e a reflexão: Através desses exercícios, você poderá descobrir suas fontes de motivação interna e usá-las a seu favor.

Como aumentar a minha motivação?

Agora que você já sabe a importância de se automotivar, é hora de aprender algumas técnicas e métodos que podem te ajudar nesse processo.

Autoestima e autoconfiança

Acreditar em si mesmo é um dos principais passos para se manter motivado. Sempre busque desenvolver a autoestima e a autoconfiança.

Conheça suas potencialidades, pois elas podem te ajudar a enfrentar dificuldades e se manter resiliente.

Mantenha o foco nas suas metas e sonhos

Não perder aquilo que você quer de vista é importantíssimo para se manter motivado. Nos momentos mais difíceis, é a expectativa de finalmente atingir seus objetivos que te mantém na luta por eles.

Por isso, nunca deixe de se lembrar o que você pretende alcançar e quais são os motivos para seu esforço.

Veja erros e falhas como aprendizado

Para muitas pessoas, os momentos mais desmotivadores são as falhas e erros cometidos pelo caminho. É importante se conscientizar, primeiramente, que esses eventos são inevitáveis. Pessoas que tentam e arriscam, invariavelmente, vão errar uma vez ou outra.

O truque é aprender a ver esses momentos como oportunidades: No resto do seu caminho, esses erros são experiências importantes. Eles te apontam o caminho correto e indicam que você não está acomodado em uma zona de conforto.

Pense positivo

Olhar a vida sob uma perspectiva otimista ajuda muito no processo de motivação. Enquanto pessoas negativas costumam enxergar apenas as dificuldades e obstáculos, as positivas encontram caminhos e oportunidades.

Não se trata de nunca se sentir mal: sentimentos negativos são naturais. Trata-se de saber aprender com experiências ruins, manter-se resiliente e não deixar de enxergar falhas como oportunidades de melhorar.

Frases, músicas e filmes

Existem muitas histórias, frases e músicas capazes de inspirar e motivar. Afinal, a arte imita a vida, e existem muitas produções que ressonam com nossos objetivos, histórias de vida e emoções.

Quando você encontrar mídia que proporcione esse tipo de motivação para você, não esqueça de guardá-la em uma coleção.

Sempre que você sentir que precisa lembrar dessas emoções, reveja e releia. Essa é uma maneira de se manter motivado. Se quiser, pode encontrar frases inspiradoras nesse post e alguns vídeos motivacionais nesse outro.

Motivação no ambiente de trabalho

Na vida profissional, manter a motivação é mais do que essencial. É fato que funcionários motivados oferecem muito mais benefícios para as empresas. Portanto, esse é um perfil muito visado para contratações e, principalmente, para promoções.

A motivação é especialmente importante nos cargos de liderança. No entanto, não deixa de ser fundamental em todos os colaboradores.

Profissionais motivados, além de gerarem melhores resultados, são mais fáceis de gerenciar.

Aquele colaborador sempre fará o seu melhor, não porque tem medo de ser demitido ou espera recompensas, mas por que gosta do que faz e sente-se reconhecido pelas suas habilidades.

De forma geral, a motivação é o principal fator impulsionador da sua carreira. Ela garante que você terá energia para deixar sua zona de conforto, tentar coisas novas e se arriscar.

E você, o que faz para se manter sempre motivado na busca pelos seus objetivos? Divida conosco nos comentários e não esqueça de deixar sua pergunta caso tenha ficado com alguma dúvida!

Artigo extraído e adaptado de Sbcoaching.

_____________________________

Gostou? Compartilhe:

 

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:

 

 

Conteúdo Relacionado