Mulher: 3 lições para chegar ao topo

No dia internacional da mulher, as discussões sobre igualdade de gênero e o número de mulheres na liderança vêm à tona.

E realmente é um bom momento para refletir, afinal, as pessoas estão mais abertas ao assunto.

Quando pensamos quão limitadas eram as oportunidades profissionais para nossas mães e avós, realmente temos algo a comemorar. Mas quando olhamos para a disparidade entre homens e mulheres, ainda temos inúmeros problemas e muito a conquistar, especialmente quando se trata da equidade entre homens e mulheres em posições de destaque.

E a conclusão é: As mulheres não estão chegando ao topo de suas profissões em nenhum lugar do mundo. E os números são muito claros.

Os resultados do mais recente relatório do Global Gender Gap, divulgado em novembro de 2017, mostram que a desigualdade de gênero voltou a crescer pela primeira vez no mundo, depois de uma década de avanços.

O estudo do Fórum Econômico Mundial aponta que, caso seja mantido o ritmo atual, será preciso um século para reduzir a diferença de gênero em escala global. Em 2016, essa expectativa era de 83 anos.

Mas exemplos fantásticos como o da Islândia nos enchem de esperança: A nova lei islandesa torna efetivamente ilegal pagar salários mais altos a homens, entre funcionários que exerçam funções semelhantes. A legislação entrou em vigor em 1° de janeiro de 2018.

Na contramão da Islândia, vemos o Brasil, que em 2017 caiu para a 90ª colocação no ranking, em um universo de 144 países. Em 2016, estava em 79º e em 2015, em 85º ,quando o assunto é a equivalência de salários entre homens e mulheres em cargos semelhantes.

A questão é “Como mudamos essa situação? Como mudamos esses números?”

Eu acredito que o único caminho ou o mais eficaz é o que podemos fazer como indivíduos.

E eu gravei este vídeo, em que compartilho com você algumas lições de vida que tenho comigo após mais de duas décadas atuando em grandes corporações no Brasil.

Assista e me diga sua opinião a respeito.

Eu não sou dona da verdade, mas acredito realmente no que digo nesse vídeo e sei também que há inúmeras mulheres desafiando as estatísticas e mostrando o seu valor.

Ninguém chega a um cargo de liderança escondendo sua capacidade, ou mesmo não acreditando no seu próprio sucesso.

Eu quero acreditar que as gerações futuras possam ter escolhas, e se as mulheres dessas gerações escolherem estar no mercado de trabalho, que elas cheguem ao topo de suas profissões, sem culpa, atribuindo o seu sucesso a elas mesmas.

Feliz dia da Mulher!

Wayne Valim

PS.: Gostou do vídeo? Escolha uma mulher e compartilhe. Vamos homenageá-la! 😉

_____________________________

Gostou? Compartilhe:

 

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:

 

 

Conteúdo relacionado:

Mulheres que ensinam mulheres a programar