O que é inteligência intrapessoal?

De acordo com o psicólogo Howard Gardner, o cérebro humano possui 9 tipos de inteligência, podendo ter um ou mais tipos mais desenvolvidos do que os outros. Com isso, ele criou a Teoria da Inteligência Múltipla. De acordo com ele, algumas pessoas já nascem com inteligências específicas, enquanto outras podem desenvolvê-las por meio do aprimoramento contínuo.

Tipos de Inteligência

Inteligência Musical – É a inteligência relacionada à música, como sensibilidade para diferenciar timbres e para interpretar notas e sons. Quem possui essa inteligência pode se tornar um grande músico ou compositor.

Inteligência Linguística – Esse tipo de inteligência é caracterizada tanto pela facilidade quanto pelo gosto por aprender novas línguas e também ter domínio de seu idioma local. Pessoas com esse dom se tornam grandes escritores, jornalistas e tradutores.

Inteligência Lógica/Matemática – Você tem facilidade em lidar com números, charadas e equações difíceis? Você pode ter a inteligência lógico-matemática mais desenvolvida. Quem a possui são pessoas com facilidade para resolver questões lógicas e também com uma sensibilidade maior para observar fatos abstratos e saber como decifrá-los. Cientistas, matemáticos e físicos são pessoas com esse tipo de inteligência.

Inteligência Visual/Espacial – As pessoas com essa inteligência são capazes de observar os espaços ao seu redor e conseguem recriar todo um cenário visual a partir de sua inteligência e sensibilidade. Entram nessas categorias os arquitetos, designers de interiores e artistas plásticos.

Inteligência Corporal/Cinestésica – As pessoas que têm inteligência corporal têm um talento natural para usarem e treinarem seus corpos, seja pra desenvolver passos de danças ou até mesmo para se tornarem profissionais em algum tipo de esporte. Bailarinos e atletas são ótimos exemplos desse tipo de inteligência.

Inteligência Interpessoal – Esse tipo de inteligência é caracterizada por indivíduos que têm facilidade em entender pessoas a partir de suas motivações, intenções e ambições, como o caso de líderes religiosos, professores e políticos.

Inteligência Existencialista – Quem a possui são pessoas com uma grande sensibilidade em se aprofundarem em questões existenciais e princípios fundamentais da vida em geral. Filósofos e líderes espirituais, como Gandhi, são exemplos de indivíduos com essa inteligência.

Inteligência Naturalista – Pessoas que têm o dom em conseguir entender e estudar fenômenos naturais e aspectos básicos da natureza possuem essa inteligência. Eles se tornam grandes biólogos e geólogos.

E a inteligência intrapessoal?

Diferentemente da inteligência Interpessoal, a inteligência intrapessoal é a capacidade do indivíduo em identificar as próprias emoções e sentimentos, orientando-se de maneira favorável para lidar com as situações e necessidades. Trata-se de uma característica que permite que a pessoa tenha domínio sobre seu comportamento e tome decisões favoráveis em sua vida. Pessoas com essa características conhecem muito bem todos os pontos que as envolvem, como quais são suas ambições, o que as motiva, o que as desanima e aonde elas querem chegar.

Esse tipo de inteligência é inerente em todos os seres humanos, porém alguns a possuem com maior desenvolvimento e facilidade, enquanto outros precisam aprimorá-las. Tal conquista pode parecer algo árduo para quem pensa não conseguir desenvolver esse tipo de inteligência, porém o caminho para conquistar a inteligência intrapessoal está no autoconhecimento.

Características da inteligência intrapessoal

Pessoas com inteligência intrapessoal têm facilidade em questões que dependem apenas deles mesmo, pois eles possuem um autoconhecimento tão grande que sabem como administrar cada passo que dão, além de saberem reconhecer todas as suas principais características e usá-las para seu desenvolvimento pessoal. Além disso, esses indivíduos têm:

  • Foco e concentração nas atividades desempenhadas;
  • Facilidade para resolver conflitos;
  • Determinação e persistência para atingir os resultados desejados;
  • Disciplina;
  • Autocompreensão;
  • Autoestima elevada;
  • Independência para criar o próprio caminho;
  • Maior capacidade de realização;
  • Comportamento congruente com princípios e valores;
  • Capacidade de despertar o melhor de si em todas as situações.

Desenvolva a Inteligência Intrapessoal com Coaching

Saber gerir as próprias emoções, sentimentos e comportamentos é um fator determinante para o sucesso profissional e pessoal. Nesse sentido, o Coaching é o recurso mais eficaz e poderoso para desenvolver a inteligência intrapessoal por meio de técnicas e ferramentas de aplicação imediata.

Este método de aprimoramento auxilia o indivíduo a entender as razões de cada tipo de reação emocional e como elas podem afetar ou contribuir para seu desempenho profissional e pessoal. Ao ter pleno conhecimento de suas motivações, desejos e ambições, você conseguirá traçar metas que irão te ajudar a alcançar seu potencial e seus objetivos!

Desenvolva sua inteligência intrapessoal com o coaching e descubra a melhor versão de você mesmo!

Artigo extraído e adaptado do site IBC Coaching.

_____________________________

Conteúdo relacionado:
Como o cérebro aprende
maxresdefault

Autoconhecimento: escolhas certas, decisões seguras!

autoconhecimento

Gostou? Compartilhe:


E curta nossas redes sociais:

Conteúdo Relacionado