Quer ser promovido? Então fale

Expressar sua ambição pode fazer toda a diferença

Parece óbvio que todos querem uma promoção no trabalho, não é mesmo? Não. Em artigo publicado no Harvard Business Review, Sabina Nawaz, que trabalha com treinamento de CEOs, é categórica ao afirmar: quer ser promovido? Faça com que seus superiores saibam disso.

Ela conta que, em uma empresa listada na Fortune 100, haviam dois gerentes que trabalhavam duro e entregavam bons resultados. Ambos desejavam uma promoção para o cargo de vice-presidente da empresa. A diferença, contudo, foi que um deles, quando participou de um encontro com os altos executivos da empresa, dois anos antes, havia perguntado ao CEO e ao CMO da companhia: “o que devo fazer para me preparar para me tornar vice-presidente um dia?”.

“Mais tarde, o CEO, os demais executivos e eu sentamos para discutir o desempenho dos participantes. Quando falamos sobre ele, o CEO riu e disse ‘foi engraçado, ele me perguntou o que deveria fazer para se tornar vice-presidente – ele acabou de se tornar gerente e está pensando em ser vice-presidente’”, contou Sabina. Os comentários dos executivos indicavam que todos gostavam daquele gerente, ele tinha obtido bons resultados e sua equipe gostava dele – mas todos concordavam que era cedo para ele perguntar o que fazer para se tornar vice-presidente. Dois anos depois, no entanto, ele foi escolhido como vice-presidente da companhia.

Ao perguntar o que deveria fazer para ser promovido, ele indicou aos líderes – aqueles que estariam discutindo o futuro de sua carreira – quais eram seus interesses. “Os dois gerentes tinham trabalhado, provaram suas capacidades e entregaram resultados bons. A diferença entre os dois é que um deles nunca perguntou aos chefes o que ele precisaria para ser promovido”, explica Sabina.

Nem todos os trabalhadores querem necessariamente uma promoção. “Algumas pessoas estão felizes com o cargo que ocupam e fazem um bom trabalho porque não querem a pressão adicional de ter um cargo superior. Outros, ainda, podem querer um crescimento mais lento”, diz ela.

Os chefes não saberão qual é o seu caso se você não falar a eles. Ao pensar em planos de sucessão, o melhor cenário para eles é ter uma “lista de espera” de executivos que querem uma promoção. Para Sabina, um executivo “saber que você produz ótimos resultados e tem a ambição de avançar é a combinação poderosa que eles estão procurando, e isso os deixa mais inclinados a investir em você”.

“CEOs, conselhos e líderes em geral querem assegurar que têm um banco para cobrir possíveis saídas de executivos”, diz Blake Irving, CEO do grupo GoDaddy. “Mesmo que eu acredite que os executivos devam estar focados em fazer um ótimo trabalho no cargo que ocupam, acho que eles também devem fazer com que os líderes da empresa saibam que eles estão dispostos a assumir mais responsabilidades. Não acredito em autopromoção, mas acho que você deveria fazer seu chefe saber que você está pronto para algo maior”, afirma.

O que te impede de pedir uma promoção?, analisa Sabina. “Talvez você ache que os outros vão pensar que você é muito ambicioso, agressivo. Mas a verdade é que se corre esse risco quando você trabalha muito para se vender aos líderes da empresa e diz porque acha que deveria ser promovido. Mas simplesmente perguntar e reiterar seu interesse de forma consistente mostra o seu foco na empresa”, diz ela.

Então, o que fazer para começar a tornar conhecida a sua ambição de uma promoção? Em primeiro lugar, diz Sabina, quando você pedir feedbacks, pergunte se você está adequado para o cargo cobiçado. Comunique seu plano claramente, para que seu gestor saiba sua estratégia. Depois, explique a experiência que você está tentando construir para que aqueles que tomam as decisões considerem você para uma gama mais ampla de posições.

“Os executivos das empresas querem pessoas que queiram liderar. Subir na carreira não é apenas um privilégio, é também uma responsabilidade. Indique que você está disposto a arcar com todos os desafios que vêm com a promoção”, diz Sabina.

Artigo extraído e adaptado de Época Negócios.

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