Coaching x terapia, mentoring e consultoria

A Federação Internacional de Coaching distingue coaching das outras abordagens similares da seguinte maneira:

A Terapia lida com a cura da dor, disfunção e conflito no indivíduo ou nos relacionamentos. Foca-se em resolver as dificuldades que surgem do passado e em aprimorar o preparo psicológico para aprender a lidar com o presente de maneira emocionalmente saudável.

Já o Coaching tem seu foco no futuro. Embora sentimentos e emoções positivas sejam normalmente um resultado natural do coaching, o foco principal é criar estratégias de ação para atingir objetivos específicos na vida profissional ou pessoal. A ênfase do Coaching está na ação, na avaliação e no acompanhamento.

A Consultoria é procurada por indivíduos ou organizações em busca de soluções de especialistas. Os consultores diagnosticam os problemas, prescrevem e às vezes implementam soluções.

O Coaching presume que os indivíduos ou equipes são capazes de gerar suas próprias soluções, com o apoio e suporte do coach, que utilizará abordagens e ferramentas apropriadas.

A Mentoria (Mentoring) é realizada por um especialista que fornece conhecimento e orientação baseados em sua própria experiência. A Mentoria pode incluir orientação, terapia, aconselhamento e coaching.

O Coaching não inclui terapia nem aconselhamento e concentra-se nos indivíduos ou grupos, estabelecendo e atingindo os objetivos do próprio indivíduo ou Programas de Treinamento são baseados em objetivos estabelecidos pelo treinador ou instrutor.

O Treinamento segue um caminho linear de aprendizagem que coincide com um currículo pré-estabelecido.

O Coaching é menos linear e não possui currículo pré-estabelecido. Embora os objetivos sejam esclarecidos durante o processo, eles são estabelecidos pelo próprio indivíduo ou equipe.

Por Kitty McConnell

Fonte: Edição de maio de 2015 da Columbus CEO

http://www.columbusceo.com/content/stories/2015/05/executive-coaching-defined.html

Tradução: Susi Lopes

Gostou? Compartilhe:

 

Conteúdo Relacionado