Ouvir alguém reclamar, lamentar o tempo todo nunca fez bem a ninguém. Isso nós já sabemos e sentimos na pele. Até mesmo quando somos nós os “reclamões”.
Por mínimas que sejam as lamúrias…
– Que calor horrível está fazendo hoje!
– Esse trânsito está de matar!
– Esse ar condicionado está muito gelado!
– Ihhh! Que comida salgada…
– Será que sou o único a trabalhar aqui?
Entender o que o ato de reclamar pode provocar no cérebro nos dará forças para buscar atitudes mais positivas e eliminar os mimimis.
Você sabia, por exemplo, que esse hábito pode afetar negativamente o funcionamento do seu cérebro?
Renomados cientistas afirmam que a negatividade e a reclamação alteram fisicamente a estrutura da mente e do corpo.
“Sinapses que disparam juntas, se mantém juntas”, afirmou o psicólogo Donald Hebb (1904-1985).
Essa afirmação explica como o cérebro constrói suas conexões com base em tudo a que é repetidamente exposto.
Portanto, a negatividade e as reclamações irão reproduzir mais do mesmo, como essa teoria destaca.
Isso parece explicar por que é tão difícil para algumas pessoas saírem do estado de negatividade, afetando a si e aos outros, causando também um efeito em grupo:
“Quando alguém derrama um caminhão de fofocas, de negatividade e drama em cima de você, você pode ter certeza que está sendo afetado bioquimicamente, diminuindo as suas chances ser feliz.” Alex Pietrowski, do Waking Times.
A exposição a esse tipo de influência provoca estresse, e sabemos que o estresse é inimigo da produtividade, do bem-estar e da felicidade.
Portanto, a reclamação e a negatividade afetam de maneira significativa a sua saúde e a felicidade.
Porém, como seres conscientes que somos, temos a responsabilidade de mudar esse estado.
Possuímos o poder de criar uma vida mais positiva, harmoniosa, próspera e abundante, garantindo assim a alteração positiva do nosso cérebro, dando a ele total condição de enxergar oportunidades novas e produtivas.
Para ajudar você nessa missão de alterar de maneira positiva as sinapses neurais, trago:
7 dicas práticas para acabar com a reclamação a partir de hoje:
- Reconheça que precisa mudar. Escreva: “Quero ser uma pessoa mais positiva!”;
- Defina um período para ficar sem reclamar (meta). Comece com uma semana;
- Identifique os “gatilhos” que disparam a reclamação. Assim, poderá redobrar a atenção nesses momentos;
- Comece sempre uma conversa com algo positivo. Se algo negativo escapar, imediatamente fale algo positivo;
- Crie lembretes e sinais para se lembrar da sua meta;
- Substitua o “tenho que” por “vou”, “conseguirei”, isso traz leveza nos afazeres;
- Exercite a gratidão, reconheça os pequenos avanços e comemore!
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