Distração: a maior vilã da nossa vida

O primeiro passo para vencer a procrastinação é entender que procrastinar, ou adiar, é uma característica humana. Todo mundo procrastina alguma coisa em algum momento na vida. Pode ser uma coisa chata ou até o simples ato de apertar o botão soneca do seu despertador logo pela manhã. Aceite isso e preocupe-se apenas em combater a procrastinação prejudicial, pois a outra é natural.

O problema é quando a procrastinação começa a se tornar algo crônico, consome seu tempo sem necessidade e faz você perder qualidade de vida. Para vencê-la, existe uma série de técnicas. Abaixo há quatro dicas bem simples que podem te ajudar a fugir da procrastinação e finalizar logo uma tarefa:

  1. Em primeiro lugar, aloque um espaço de tempo na sua agenda para realizar a atividade longe de momentos de pico de trabalho (pode ser logo pela manhã, no fim do dia, almoço, etc).
  2. Temos a tendência a adiar coisas grandes, por isso, quebre a tarefa em atividades menores, com no máximo 30 minutos de duração e distribua em diversos dias.
  3. Peça ajuda, seja para fazer a atividade ou simplesmente para alguém ficar te cobrando.
  4. Remova todo e qualquer tipo possível de interrupção, principalmente no seu computador e celular. Feche o navegador, o e-mail e outros apps altamente distrativos. Deixe apenas a janela com a atividade que precisa ser feita.

Seguindo essas simples dicas é garantida a melhora imediata em sua produtividade e, obviamente, a redução da procrastinação.

Artigo extraído e adaptado do site Exame.com.

_____________________________

Gostou? Compartilhe:

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:

 

 

Conteúdo relacionado:
Chega de procrastinar: 5 táticas infalíveis!

Conteúdo Relacionado