O incrível poder da observação

Sabe quando olhamos para alguém próximo e percebemos que a expressão facial, o olhar ou sua linguagem corporal está dizendo que algo não vai bem?

Isso ocorre muito com as mães, por exemplo, um franzido da testa, um olhar diferente e a mãe logo percebe que o filho ou a filha não está no seu normal. E o oposto, então? O olhar repreensivo do pai ou da mãe é mais que suficiente para sabermos que estamos “pisando na bola”…

E já aconteceu de sentir uma certa angústia ou ansiedade e só perceber isso quando alcançou um nível sem controle, ficando sem entender o que causou tais sentimentos?

Pois bem, vamos ampliar um pouco essa visão para o nosso dia a dia no trabalho, na escola, em casa, em todos os lugares. Como tirar proveito das distrações do cotidiano? Observando! Mas como usar essa técnica tão simples para o nosso benefício e para o bem-estar dos outros a nossa volta?

Como toda habilidade a ser desenvolvida, é preciso treino, isto é, prática e repetição!

Observar a si e aos outros, mantendo uma postura de neutralidade, resistindo à tentação de impor os próprios julgamentos e valores é uma arte para poucos, mas que pode trazer benefícios consideráveis:

#1 – Aprimorar relacionamentos, demonstrando empatia e preocupação com o outro;
#2 – Conhecer as preferências do gestor ou do cliente, criando novas oportunidades;
#3 – Conhecer os próprios sentimentos e os gatilhos que disparam ansiedades ou angústias a fim de tentar evitá-los ou enfrentá-los com equilíbrio;
#4 – Encontrar dons naturais e utilizá-los com mais frequência para obter resultados direcionados à meta;
#5 – Fazer alguém feliz ao perceber que está sendo notado, percebido;
#6 – Sentir maior prazer ao caminhar pelo parque, por exemplo, e perceber a beleza da natureza, da arquitetura da sua rua, tornando a caminhada mais divertida e intensa.

Exercite com mais frequência a sua percepção sobre si e os outros. Sinta, escute, olhe atentamente, analise essas informações e as utilize a seu favor e das pessoas que você ama, aprimorando-se constantemente na direção dos seus sonhos e projetos de vida.

Tenha dias mais alegres e plenos, observando o quanto isso lhe fará bem!

wayniere - Blog
Wayniere Valim
Coach – Ways up Founder

Conteúdo Relacionado