Sua imagem: o que você é versus o que pensam de você

Alguma vez já se questionou se a imagem que transmite publicamente, em suas relações interpessoais, é a mesma que os outros têm de você?

Não são raras as vezes em que nos equivocamos sobre a percepção de alguém. Eu mesma já me enganei diversas vezes, quando em um primeiro contato, a pessoa me pareceu arrogante ou indiferente, por exemplo, e depois, à medida que a conhecia melhor, percebia que suas reais características eram a autoconfiança, a ousadia ou o fato de ser direta em suas colocações.

Até aí, tudo bem, acontece, certo? Mas, pensando no lado profissional e na imagem que queremos transmitir aos outros, será que estamos conseguindo reproduzir quem somos realmente?

O nosso comportamento cotidiano nos revela e, acredite, o tempo todo, pessoas nos observam e constroem mentalmente um perfil nosso para depois ser armazenado em sua memória. Dessa forma, quando alguém solicitar sua opinião sobre nós, dirão exatamente as características dessa imagem mental, que pode ser, por exemplo, entusiasta ou contido, confiante ou desconfiado, agregador ou crítico, e por aí vai…

Sendo assim, se o seu desejo é o de transmitir a imagem de alguém entusiasta, capaz, autêntico, que deseja mesmo fazer a diferença na vida de outras pessoas, alguns questionamentos podem ajudar você:

  • Estou demonstrando todo o meu entusiasmo quando procuro influenciar as pessoas?;
  • Procuro usar palavras encorajadoras quando estou diante de alguém desanimado, desiludido ou triste?;
  • Procuro sempre exaltar as qualidades das pessoas ao invés dos defeitos?;
  • Estou vivendo a minha verdade?
  • Procuro servir com grandeza a todos a minha volta?

Use essas e outras perguntas para calibrar os seus comportamentos e demonstrar quem de fato é, seja na convivência diária ou em suas manifestações nas redes sociais. Atente-se para fotos pessoais que podem comprometer sua imagem, comentários que evidenciem discriminação ou que levariam alguém ao desânimo.

Demonstre incansavelmente o seu entusiasmo, a sua força interna, a sua alegria, por mais difícil que seja a situação enfrentada no momento.

“Uma palavra pode salvar uma vida. Uma palavra pode perder uma vida”. Alziro Zarur

wayniere - Blog
Wayniere Valim
Coach – Ways up Founder

 

_____________________________

Gostou? Compartilhe:

botão newsletter
Curta nossas redes sociais:
Conteúdo relacionado:
Pessoas inteligentes evitam dizer estas 5 frases
O4fov23d_400x400
Ciência explica por que falamos mal dos outros

carregar_15_2_2017_as_21_46_56

Conteúdo Relacionado